Incêndios Ambientais na área de atuação do 9ºGB 24/04/2020 - 10:43

Todos os anos a região do 9º Grupamento de Bombeiros atende muitos incêndios ambientais.

Estatisticamente, a época de maior incidência envolve os meses de julho a setembro. Porém neste ano, o mês de março apresentou um pico fora da curva esperada, atingindo um número de atendimentos a incêndios ambientais maior do que os últimos anos.

No último mês de março atendemos 83 ocorrências de incêndio em vegetação, enquanto que no ano passado esse número foi de 25 atendimentos.

Por isso reforçamos as orientações:
- Se o fogo estiver numa altura de até 30cm aproximadamente, você pode apagá-lo com água, ou com algum abafador (galhos, por exemplo);
- Se o fogo já estiver alto ou numa grande extensão oferecendo risco, ligue para o Corpo de Bombeiros, sempre munido de informações, para que o acionamento seja feito da melhor forma, visto que outras ocorrências também podem estar sendo atendidas, e deva ser seguido uma ordem de prioridades;
- Não jogue cigarros em áreas de vegetação (além da poluição, pode causar um incêndio ambiental);
- Não acumule lixo;
- Mantenha seu terreno limpo, retirando as folhas, e não queimando-as;
- Não solte balões e evite fazer fogueiras (podem sair de controle).

A Lei n. 9605/98 dispõe que é crime provocar incêndios, inclusive sem intenção. E a pena pode chegar a 4 anos de reclusão e multa.