Novas viaturas já respondem por 16% dos atendimentos no 9ºGB 02/09/2020 - 17:43

Desde o dia 10 de maio deste ano, as novas viaturas operacionais entregues ao 9º Grupamento de Bombeiros já foram empregadas em 16% dos atendimentos às ocorrências nas cidades de abrangência da Unidade.

Os dados são do SYSBM e compreendem o período entre o início de operação do primeiro caminhão,  em 10 de maio, ao dia 31 de agosto deste ano, data do levantamento. Neste tempo, o Grupamento da fronteira recebeu 03 novas viaturas,  sendo dois caminhões de combate a incêndio e uma nova ambulância para o SIATE, que posteriormente foram distribuídos entre as cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira, sede o 2º Subgrupamento de Bombeiros do 9ºGB.

Os relatórios do sistema do Corpo de Bombeiros apontam que a relevante participação dos novos veículos nos atendimentos gerais da corporação, refletem a efetividade das novas viaturas operacionais as quais, por suas capacidades e tecnologias, auxiliam militares no desempenho do serviço proporcionando mais rapidez nos deslocamentos e segurança durante as ocorrências.

AQUISIÇÃO E TECNOLOGIA

A aquisição das viaturas se deu no marco de um trabalho intenso realizado pelo Estado-Maior do Corpo de Bombeiros. A partir do Comando da instituição, as seções financeiras do Estado-Maior geriram os processos de licitações e compras, integrando as demais áreas administrativas da Corporação que resultou na obtenção de várias viaturas para os quartéis do Estado. As três viaturas entregues este ano para o serviço na área do 9º GB, somam mais de 2 milhões de reais em investimentos.

A ambulância foi  preparada para proporcionar mais conforto no atendimento e segurança para os pacientes e socorristas. Já os novos caminhões, além de robusta potência e maior condição de armazenamento de agentes extintores, possuem os compartimentos amplos conferindo capacidade para deslocar grande quantidade de equipamentos podendo, serem empregados além dos casos de incêndio, também em resgates e salvamentos.