Reunião para auxílio mútuo em incêndios florestais, reúne entidades no Parque Nacional 22/09/2020 - 17:25

Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada no Espaço Cultural do Parque Nacional do Iguaçu, a 3ª Reunião de Trabalho do Plano de Auxílio Mútuo para a Gestão dos Incêndios Ambientais, onde foram discutidas diretrizes de emprego dos recursos materiais e humanos em incêndios florestais para 2020 e 2021. O encontro realizado pelo 9º Grupamento de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Cataratas SA e e contou com a presença de autoridades e representantes de diversos órgãos públicos da região.

A reunião que é parte da Operação “Quati João”, uma campanha de prevenção e preparação para o combate aos incêndios florestais no Estado do Paraná, foi um complemento ao II Simpósio de Proteção a Incêndios Ambientais, realizado no ano de 2019,com o objetivo de proporcionar a gestão eficaz entre entidades na área de atuação do 9ºGB.

Com a presentação de estatísticas, aspectos legais, perspectivas para ações de prevenção e combate além de apresentação de equipamentos utilizados empregados em ocorrências desta natureza, a reunião reforçou os trabalhos conjuntos entre as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC (órgãos responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil nos municípios), além fomentar a integração do Corpo de Bombeiros com outras instituições como o IBAMA, Furnas, Copel, IAT, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e Ecocataratas, em casos de incêndios às margens rodoviárias, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Itaipu Binacional, para ações de prevenção e combate a incêndios na área do Parque Nacional e na margem de proteção lindeira ao lago da Usina, respectivamente.

Os fatores climáticos, geográficos e econômicos

Com a chegada do inverno, a diminuição significativa dos índices pluviométricos potencializa a incidência de incêndios ambientais e, com disso, a necessidade da adoção pelas autoridades de medidas para a redução dos impactos causados à saúde, à natureza e, consequentemente, à economia. É neste período que o Corpo de Bombeiros registra os maiores índices de ocorrências de incêndios ambientais que englobam matas e pastagens nativas, cultura agrícola, capoeiras e terrenos baldios. Para se ter uma ideia, em 2019, o sistema de atendimento da Corporação registrou entre junho e setembro, 222 ocorrências desta natureza contra 56 nos cinco meses prévios ao início do inverno, um aumento de 296%.

Neste contexto, a Operação Quati João e a reunião de hoje ganham importância quando se leva em conta a geografia da região e os aspectos econômicos derivantes. O Parque Nacional do Iguaçu com cerca de 1700 km2, a área de preservação permanente do lago de Itaipu, uma faixa de proteção (em território brasileiro), que compreende uma área total de 34.000 hectares de área reflorestada às margens da maior usina em produção de eletricidade do mundo, além da atividade agrícola, têm um peso importante na economia do país nas áreas de turismo, indústria e alimentos. Com o avanço da coordenação entre as entidades, as medidas de prevenção e combate aos incêndios tendem a tornar ainda mais eficaz o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento humano.