SIATE completa 25 anos de serviços em Foz do Iguaçu 09/06/2021 - 16:12

O Corpo de Bombeiros comemora neste dia 10 de junho, 25 anos do Serviço Integrado ao Trauma e Emergências em Foz do Iguaçu, a terceira do Paraná a contar com o atendimento do SIATE depois de Curitiba e Londrina. O sistema foi instalado na fronteira em 10 de junho de 1996, em comemoração ao aniversário da cidade, através de Convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública, Secretaria Estadual da Saúde e Prefeitura Municipal.

A HISTÓRIA

O serviço de inciativa do então governador do Estado, Jaime Lerner, foi lançado na cidade logo após o desfile de comemoração dos 82 anos de Foz do Iguaçu. O prefeito à época, Dobrandino Gustavo da Silva, entregou 4 novas ambulâncias ao Comandante 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Ariovaldo de Gouveia Sobrinho, com recursos do Fundo de Reequipamento de Bombeiros (FUNREBOM). A frota do SIATE então, iniciaria os trabalhos dois dias depois com três viaturas modelo MB180 e 01 GM Ipanema, que transportava o médico.

Antes da inauguração do serviço, houve a preparação: 30 militares partiram para Curitiba em fevereiro de 1996, para um curso de 570 horas aula, que durou quase 5 meses para a habilitação nos trabalhos de atendimento pré-hospitalar. Na volta, uma constatação surpreendente: na metade do primeiro ano de trabalho, a população já havia dado total credibilidade ao novo serviço do Corpo de Bombeiros. Jornais da época relatavam que a Central não parava de receber solicitações para atendimentos à casos clínicos, como de epilepsias, apesar da extensa campanha sobre as reais atribuições do SIATE. Mesmo com a triagem minuciosa, só no primeiro ano de trabalho foram realizados 233 socorros em casos clínicos.

Os atendimentos à traumas também tiveram uma grande demanda: foram registradas 1850 ocorrências na cidade no período de junho de 1996 a junho de 1997, entre acidentes de trânsito, agressão, ferimentos por arma de fogo, queimaduras e desabamentos.

Desde então, do 1º até este 25º ano, as sirenes não param de tocar. Os registros apontam mais de 100 mil atendimentos neste 1/4 de século. Todos os dias, em regime de 24 horas de prontidão, bombeiros socorristas e médicos civis atendem solicitações de atendimento pelo 193 desde os Postos de Bombeiros do Maracanã, Centro e Vila A, numa distribuição pensada para o socorro a partir das regiões mais densamente povoadas de Foz do Iguaçu.

A EXPRESSÃO DE UMA REALIDADE

Os atendimentos do SIATE refletem as transições econômicas e as complexidades sociais da cidade. Olhar para as estatísticas é como ler um período da história de Foz do Iguaçu. Quando a cidade esteve entre as mais violentas do país, as vítimas por arma branca, por arma de fogo e de agressão puxavam as estatísticas de atendimento. A medida que a economia crescia, nos anos 90 e 2000, as ruas cada vez mais cheias de motos e veículos demandaram atendimentos em acidentes de transito num volume sem precedentes.

Finalmente, nesta pandemia do corona vírus, com as pontes que ligam Foz ao Paraguai e à Argentina fechadas, num panorama de baixa da atividade econômica, as estatísticas também despencaram com menor circulação de pessoas. Mas todo momento é transitório e a Corporação já se prepara para o próximo ciclo.

Mais que chegar aos 25 anos com um alto índice de aprovação popular, o ir e vir das ambulâncias do SIATE se tornou parte indissociável da paisagem de Foz do Iguaçu, desenhando a linha da vida da cidade ao ritmo estridente das sirenes.

OS URSINHOS DO SIATE

Um marco importante do serviço do SIATE, o projeto “URSINHOS DO SIATE”, realizado em parceria com o Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras, distribuiu às crianças atendidas bichinhos de pelúcias caraterizadas com réplica do colete de socorrista do Corpo de Bombeiros.  Durante o atendimento de emergência, os pequenos, vítimas em acidentes de trânsito, acidentes domésticos, quedas, afogamentos, queimaduras, entre outros tipos de trauma, recebem este gesto que funciona como um mecanismo lúdico para se obter a confiança das crianças, facilitando assim a comunicação necessária entre vítima e socorrista permitindo se obter melhores diagnósticos que resultam em intervenções pré-hospitalares mais seguras e acertadas.

Ao longo destes anos, esse projeto também já contou com a participação da Receita Federal do Brasil na doação de pelúcias, que após caraterizadas pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras, são entregues à direção do SIATE para disponibilização em todas as ambulâncias do 9º Grupamento de Bombeiros.

COMO ACIONAR O SIATE, EM QUALQUER LUGAR DO ESTADO: Em caso de acidente com vítima, disque 193. Você será atendido por uma equipe especializada, que está à sua disposição 24 horas por dia, no Corpo de Bombeiros. Ao ser atendido, você será solicitado a prestar várias informações. Tenha calma e responda a todas as perguntas com clareza, pois a equipe de socorro já estará se deslocando.