9° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente - Paranavaí

Brasão do 9° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente - Paranavaí

O 9° Subgrupamento de Bombeiros Indepedente é a unidade responsável pela região de Paranavaí.

9º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE - PARANAVAÍ
Av. John Kenedy, 565
CEP 87705-370 - Paranavaí - PR - MAPA

Área de Atuação

O 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, atualmente, atende 24 municípios do noroeste do Estado do Paraná: Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, Alto Paraná, Paranavaí, Tamboara, São Carlos do Ivaí, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Terra Rica, Guairaçá, Amaporã, Mirador, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Marilena, Loanda, Santa Mônica, São Pedro do Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo e Querência do Norte.

A fim de diminuir o tempo-resposta em municípios distantes da sede de Paranavaí, foram estabelecidos quatro Postos de Bombeiros Comunitários: PBC Querência do Norte, PBC Nova Londrina, PBC Terra Rica e PBC Loanda.

Ainda, o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente atua em buscas e salvamentos nos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e outros de menor porte.

Área de atuação do 9º SGBI.

Notícias do 9º SGBI Paranavaí

Histórico

O Corpo de Bombeiros de Paranavaí foi criado em fevereiro de 1982, a partir da estruturação do FUNREBOM - Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, partindo da iniciativa do Poder Executivo, representado na época pelo Exmo. Sr. José Vaz de Carvalho.

No dia 8 de outubro de 1982, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí passou a funcionar efetivamente em prédio próprio na Avenida John Kennedy, 565, Jardim Iguaçu, sua atual sede.

O quartel fazia parte do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, como uma Seção de Bombeiros. Com o Decreto nº 11.681 de 12 de novembro de 2018, foi-se elevado a um Subgrupamento de Bombeiros Independente, aumentando o quadro organizacional e recursos oriundos do Estado, melhorando ainda mais, por consequência, a qualidade do serviço prestado à sociedade da região.

O 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente atua na prevenção de afogamentos, durante o verão, nos portos e prainhas do extremo noroeste do Estado: Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá. Com mais de 15 mil atuações em 2019/2020, entre advertências, orientações, resgates, dentre outros serviços prestados, a Operação Verão Costa Extremo Noroeste é a segunda maior operação verão do Estado do Paraná. Neste serviço, nossos bombeiros com apoio de guarda-vidas civis permanecem em nove postos, distribuídos nos três portos, durante toda a operação, prevenindo afogamentos e realizando outros serviços como atendimentos pré-hospitalares, buscas de pessoas, apoio a outros órgãos, etc.

Atualmente, o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente atende 24 municípios do noroeste do Estado, estando em sua área de atuação os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e outros de menor porte. Para tanto, desempenha com eficiência e orgulho as missões de defesa civil, busca e salvamento, prevenção e combate a incêndios e atendimentos pré-hospitalares.

Comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente
Major QOBM Jardel Pereira dos Santos

Subcomandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente
Capitão QOBM João Paulo de Oliveira

Quartel de Paranavaí

Seção de Prevenção de Paranavaí

Missão

"Vidas, patrimônio e meio ambiente: bens preciosos a serem preservados. Enquanto todos estiverem fugindo, nós estaremos indo de encontro."

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente pode ser representada pelo seguinte organograma:

Organograma 9SGBI

ESTRUTURA FÍSICA

O Quartel do Corpo de Bombeiros de Paranavaí possui uma ampla estrutura física, onde há auditório, piscina com profundidade máxima de 5 metros, academia de musculação, alojamentos, refeitório, dentre outras instalações. Esse espaço é utilizado na realização do Curso de Guarda-Vidas Civis, instruções internas, palestras, etc.

Há, ainda, quatro Postos de Bombeiros Comunitários (PBC) distribuídos de forma a atender regiões longínquas da sede do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente - Paranavaí, nos municípios de Loanda, Nova Londrina, Querência do Norte e Terra Rica, sendo compostos por Agentes da Defesa Civil (ADC), sob comando de bombeiros militares.

Vista do quartel

Contato: (44) 3423-1269

E-mail: 9sgbi-b5@bm.pr.gov.br

Serviço de Atendimento Remoto

Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp, por meio dos telefones:

- (44) 3423-1269 (serviço de prevenção a incêndios);

- (44) 3423-2825 (boletins de ocorrências).

Para facilitar, você pode ler o QR Code abaixo, apontando a câmera do seu celular:

Atendimento ao público - Setor de Prevenção (análises de projetos, vistorias e fiscalizações):

QR Code para atendimento no setor de prevenção

Atendimento ao público - Boletins de Ocorrência:

QR Code para Boletins de Ocorrência

PBC de Loanda