Treinamento em simulador de combate a incêndio em Guarapuava 05/12/2017 - 10:00

Nos dias 20, 21, 27 e 28 o 5º SGBI ministrou instruções teóricas e práticas para bombeiros militares de várias regionais de todo o Estado, os quais estão atualmente trabalhando nas unidades de Londrina, Maringá, Apucarana, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Umuarama e Ivaiporã. Um oficial representante de cada unidade pode participar da instrução sendo instruendo e instrutor, podendo colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na primeira etapa do treinamento e aplicando as técnicas de combate a incêndio em locais confinados em conjunto com o efetivo do 5º SGBI.

Buscando o pioneirismo na região Centro-Sul em treinamentos de combate a incêndio em ambientes confinados tipo container, o 5º SGBI instruiu, além dos oficiais de unidades vizinhas, 36 (trinta e seis) militares da própria, atingindo cerca de 40% do seu efetivo total em um curto período de tempo.

Durante as atividades de instrução, os Bombeiros militares participaram de queimas dentro do container e aprenderam como utilizar as melhores técnicas e táticas para se combater as chamas em um ambiente confinado (dentro de uma casa fechada, por exemplo). Ainda nos dois últimos dias foi utilizado a câmera térmica para poder ficar mais didático e fácil de visualizar a aplicabilidade da técnica, a evolução da temperatura e a variação térmica.