Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realiza Curso de Capacitação de Negociação em Crises. 20/11/2019 - 11:23

A demanda das ocorrências cujos causadores são pessoas mentalmente instáveis e encontradas na iminência de cometer suicídio é alta e merece a atenção das corporações policiais e bombeiros militares.

Por conta disso, durante os meses de outubro e novembro o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, através do Grupo de Operações de Socorro Tático, promoveu mais duas turmas do Curso de Capacitação em Negociação em Crises Bombeiro Militar.

O foco do curso é o atendimento a situações envolvendo tentativas de suicídio por pessoas desarmadas, que são, por norma exarada pelo Comandante-Geral da PMPR, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, bem como armados em ambiente envolvendo altura, onde deve-se apoiar a polícia militar na solução dessa crise.

Participaram do curso, bombeiros militares dos 2º, 3º CRBM e do GOST, e as capacitações tiveram o objetivo de preparar os militares a atuarem frente as ocorrências que envolvam tentativas de suicídio, com vítimas desarmados, conforme preconiza a Diretriz do Comando Geral nº 005 de 2011.

Os bombeiros militares que, após serem submetidos a análise psicológica prévia, conforme perfil profissiográfico, participaram de uma imersão nessa temática, com aulas práticas, teóricas, visitas técnicas e simulados, que vão desde ambiente energizados, como torres de alta tensão, até mesmo locais públicos como parques e passarelas.

O objetivo do curso é entregar a sociedade paranaense profissionais técnicos, emocionalmente estáveis e preparados para, com a utilização de técnicas específicas, atender as ocorrências de tentativa de suicídio de forma segura e assertiva, preservando a integridade física e emocional de todos os envolvidos.