1º Curso de Capacitação de Prevenção e Respostas a Emergências em Silos 29/05/2023 - 11:19

Entre os dias 22 e 26 de maio de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou a 1ª Edição do Curso de Capacitação de Prevenção e Respostas a Emergências em Silos, na área de abrangência do 4º GB (Cascavel, Toledo e Palotina).
A ação pioneira no Brasil, contou com a participação de 25 bombeiros militares de todas Unidades operacionais do CBMPR, além de 2 bombeiros do Estado do Mato Grosso, 5 do Paraguai e 1 representante da SESA/PR.
O objetivo do curso foi capacitar bombeiros a aturem na prevenção de sinistros em unidades de armazenamento de grãos, enfatizando o prescrito na NPT-27 do CBMPR, bem como atuarem em situações de incêndios, explosões e resgates.
Durante os cinco dias os alunos tiveram conteúdos relacionados a prevenção de incêndios e explosões em equipamentos agrícolas, teoria geral de sólidos particulados, processos químicos de fertilizantes agrícolas, interpretação de projetos técnicos e salvamento em silos.
Foram realizadas visitas técnicas e simulados nas empresas Cargill, Yara Fertilizantes, Primato Cooperativa, C-Vale e Consilos. As visitas puderam proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecerem de perto as operações, identificar possíveis riscos e adquirir conhecimentos práticos para lidar com situações de emergência.

Fonte: 4º Grupamento de Bombeiros