5ª Competição de Remo do Corpo de Bombeiros promove integração e limpeza do Rio Tibagi 08/05/2010 - 06:50

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realizou recentemente a 5ª Competição de Remo, no Rio Tibagi, em Ponta Grossa – coordenada e promovida pelo 2º Grupamento de Bombeiros –, a qual contou com 18 equipes, com cinco integrantes cada uma, oriundos de Grupamentos e Subgrupamentos do Paraná. O primeiro lugar na prova foi conquistado pela equipe Curitibana “Faca na Caveira”, o segundo pela “Sumidouro” de Maringá e o terceiro pela “Os Guará” de Guarapuava.

“Além da integração que a atividade promove entre os policiais, estimula também a prática da atividade física e mental”, lembra o Comandante do 2º GB, tenente-coronel Cláudio Luiz Zanlucas, que também foi o coordenador da competição. A finalidade da prova é promover, regularmente, o intercâmbio entre os Grupamentos, Subgrupamentos de Bombeiros e Agentes da Defesa civil do Estado do Paraná e, esta edição, foi realizada no último dia 16 de abril.

A ação, de acordo com Zanlucas, contribui ainda para o desenvolvimento físico e melhoria do nível técnico do remo, cria alternativas de deslocamento em casos de avarias na embarcação, além de fomentar a modalidade como forma de sustentabilidade e inclusão social. “Busca, ainda, contribuir para a preservação e promoção da saúde e oportuniza a participação dos Bombeiros em uma competição técnico-profissional”, completa o Comandante. “Além disso, a utilização de embarcação é uma rotina na atividade de bombeiros”, complementa Zanlucas.

INÍCIO – A idéia de promover uma competição de remo surgiu em 2006 durante instruções aos mergulhadores do 2º Grupamento de Bombeiros – Ponta Grossa, para os integrantes desta unidade apenas. “A programação do treinamento tinha como objetivo, depois de praticada a parte técnica do mergulho, fazer o reconhecimento dos pontos vulneráveis e com maior incidência de afogamentos no rio Tibagi, verificando, ainda, os melhores acessos até ele”, conta o Comandante.

Para este reconhecimento se tornar mais fácil e menos perigoso foi adotado a utilização de barcos de alumínio e remos. Apesar de estes serem os objetivos da atividade, os bombeiros perceberam o excesso de lixo acumulado no rio e iniciaram um recolhimento. A partir daí, passou a fazer parte da prova a limpeza do Rio. “Percebeu-se uma melhora na água e uma diminuição nos resíduos depositados nas barrancas”, explica.

Atualmente, a prova também apresenta a preocupação do bombeiro militar com o meio ambiente, desta forma, apesar da organização possuir equipes preparadas para o recolhimento do lixo, cada equipe competidora deve chegar ao final da prova com pelo menos uma unidade de resíduo recolhida durante o percurso.

COMPETIÇÃO – As atividades começaram a partir das 6h30 quando um café da manhã começou a ser servido; após isso todos seguiram para o início da competição. As equipes, de acordo com o regulamento, devem ser compostas por cinco bombeiros da Ativa, Inativos ou Agentes da Defesa Civil e a participação do candidato está condicionada à sua saúde. Já a embarcação deve ser de alumínio, medir 5 m de comprimento por 1,30 de largura.

Os atletas que conquistaram o 1º, 2º e 3° lugares receberam medalhas douradas, prateadas e de bronze, respectivamente; a equipe vencedora também levou um troféu, mas todos os participantes receberam bonés comemorativos à data. Toda a equipe participou com roupas de Educação Física e igualmente uniformizada, conforme determinava o regulamento.

A prova ocorre independente de temperatura, o trajeto é composto de 12,5 km e as equipes se dividem nas tarefas da seguinte forma: um integrante fica responsável por levar a embarcação até a largada e, em seguida, deslocar até a chegada da prova para recolhimento do barco; os outros quatro participam da prova revezando-se conforme a tática definida; dois remos são utilizados e um terceiro fica com a organização para reposição, caso seja necessário.

Participaram da prova as seguintes equipes: “Bagre da Capital” (1º GB - Curitiba), “Faca na Caveira” (1º GB - Curitiba), “Tibagi” (2º GB – Ponta Grossa), “Pescador” (2º GB – Ponta Grossa), “Panelão” (2º GB – Ponta Grossa), “Guarnição da Batata” (2º GB – Irati), “Texas Borba” (2º GB – Telêmaco Borba) e “Os Guará” (2º GB – Guarapuava).

Competiram ainda “Os Veio” (2º GB – Pessoal RR), “Os Jaguaras” (2º GB – Jaguariaíva), “Cidade Clima” (2º GB – Palmeira), “Piratas do Iapó” (2º GB – Castro), “Londrina” (3º GB), “Sumidouro” (5º GB – Maringá), “Vencer, não importa morrer” (6º GB – São José dos Pinhais – RMC), “Poseidon” (2º SGBI – Paranaguá), “Menini Lobo” (Gost – Curitiba) e “Lobo do Mar” (Gost – Curitiba).