6º Subgrupamento de Bombeiros Independente realiza campanha de trânsito em Umuarama 07/07/2011 - 11:10

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI) de Umuarama, região noroeste do estado, está realizando há duas semanas uma campanha educativa voltada aos motociclistas da cidade. Com o nome “Acidentes, pare com isso”, a intenção da atividade é diminuir o grande número de ocorrências de trânsito envolvendo motos, que já somam 65% do total de acidentes no perímetro urbano da cidade.

A campanha que teve início no dia 21 de junho e terá duração de dois meses, é uma das metas dos órgãos de segurança da cidade para alertar os condutores sobre como se comportar corretamente no trânsito. Estão realizando trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal e Diretoria de Trânsito Umuarama (Umutrans), além de meios de comunicação.

Durante o período estão sendo desenvolvidas atividades de orientação como palestras em escolas da rede pública de ensino e auto-escolas, blitz educativas e distribuição de panfletos em igrejas. “Já foram realizadas três palestras para alunos de ensino médio e temos outras 21 escolas agendadas para receberem as informações”, afirmou o Subtenente Marcos Bittencourt Barbosa, Porta-voz do Subgrupamento.

Segundo Bittencourt, 12 mil panfletos foram distribuídos na cidade. “Nossa primeira leva de panfletos já foi entregue em doze igrejas e outros 5 mil já estão sendo providenciados”, afirmou. O comandante do 6º SGBI, Major Carlos Alberto de Oliveira, realizou em parceria com outros órgãos, simulações de acidentes envolvendo motos na Avenida Paraná, Praça Miguel Rossafa, Avenida Brasil e Praça da Bíblia – pontos principais da cidade.

ESTATÍSTICAS – No ano de 2010 a cidade de Umuarama registrou em perímetro urbano 596 acidentes de trânsito, 87 a mais que no ano de 2009. Até o mês de junho deste ano, 303 acidentes foram registrados, 65% dos atendimentos feitos pelos bombeiros nestes casos envolveram motociclistas. A imprudência dos condutores de motos representou 80% dos acidentes.

*Colaboração: Maria Carolina Lippi – Estagiária de Jornalismo PMPR

Fotos: 6 SGBI