7º Grupamento de Bombeiros Militares promove Encontro de coordenadorias da Defesa Civil 30/09/2011 - 09:50

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

É impossível impedir desastres naturais, mas é possível se preparar para enfrentar um. É pensando nisso que o 7º Grupamento de Bombeiros Militares (7º GB) realizou, no último dia 20, o 1º Encontro das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. A atividade aconteceu em Curitiba, e reuniu diversas autoridades militares e civis, entre elas o coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, o comandante do Corpo de Bombeiros Militares (BM), Coronel Hercules Willian Donadello, o chefe do Estado Maior do BM Coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva, o comandante do 7º GB, Tenente-Coronel Ricardo Silva e o chefe da divisão de Defesa Civil, major Antonio Hiller Lino.

O objetivo desta iniciativa é aproximar e reunir todas as coordenadorias municipais de Defesa Civil para que, em caso de desastres naturais e necessidade de ação da Defesa, todos os membros consigam se comunicar. “A intenção é que todos se conheçam e saibam exatamente a quem recorrer nestes momentos”, explica o Porta-Voz do 7º GB, Aspirante Antonio Mendes Vieira Junior. Ao todo, quinze municípios que fazem parte da 7ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (7ª COREDEC) enviaram representantes ao encontro.

Outra discussão posta durante o encontro foi a apresentação e proposta de alternativas de cada município para a execução de ações relacionadas à Defesa Civil. “Além disso também houve um treinamento para utilização do Sistema de Defesa Civil (SISDC)”, conta Aspirante Junior. O SISDC é um sistema em que dois formulários devem ser preenchidos para que o município atingido por tragédia ou catástrofe possa ou não declarar estado de emergência. “Dois formulários devem ser preenchidos nestes casos: um de notificação prévia de danos e outro de avaliação de danos, a partir daí se declara a situação de um município”, diz Porta-Voz.

Participaram deste 1º Encontro das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil cerca de 30 pessoas, mas a proposta dos membros da 7ª COREDEC, sobretudo do 7º GB, é de que até o final do ano outro encontro como este seja realizado, a fim de deixar todos os órgãos envolvidos nos trâmites de defesa e segurança pública estejam preparados para catástrofes (de cunho natural ou não). “Ainda não temos uma data exata para realização de outra reunião como esta, mas é importante debater e fomentar essas atividades para estarmos preparados para qualquer situação”, diz Aspirante Junior.

Foto: 7º GB