8º GB conclui o 1º Curso de Capacitação de Operadores de Embarcação de Resgate 23/05/2023 - 15:44

O 8°Grupamento de Bombeiros, em parceria com o Centro de Ensino e Instrução, concluiu nesta sexta feria, 19 de maio, o primeiro Curso de Capacitação de Operadores de Embarcação de Resgate – CCOER que contou com 19 alunos de várias unidades da Corporação.

As matérias, ministradas nas dependências do PB Matinhos e da Base Náutica de Guaratuba, buscaram habilitar os profissionais do salvamento aquático na condução de motos aquáticas e botes infláveis, na zona de rebentação, bem como, trabalharam princípios de condução e operação de lanchas de busca e atualizaram conhecimentos na área de doutrina aplicada e orientação topográfica, totalizando uma carga horária de 90 horas.

A iniciativa de implementar o curso se deu por esforços do Comando da unidade, Maj. QOBM Frazatto, apoiado por seu subcomandante e instrutor da matéria de doutrina, Maj. QOBM Douglas, contou como coordenador do curso e instrutor da matéria de procedimentos com LBS o Cap. QOBM Thyago, Cap. QOBM Everton como instrutor de orientação, Subtenente RR Portes como instrutor convidado da matéria de salvamento com MAS, 3° Sgt. Adriano como instrutor de salvamento com BIS.

Enfim, uma demanda reprimida desde 2013, ano este em que fora aplicado o ultimo estágio de treinamento OER, foi atendida formando novos operadores que retornam a suas unidades de origem em condições de conduzir embarcações em ambientes diversos sejam águas abrigadas, abertas, rios, lagos e mar reforçando ao Corpo de Bombeiros Militar a segurança e a confiança para desenvolver tais ações quando necessárias, auxiliando no desenvolvimento da instituição, sempre a serviço da população na proteção do bem maior, como versam os dizeres da corporação “Vidas Alheias Riquezas a Salvar”.