9º Batalhão de Bombeiros Militar comemora 49 anos de serviços em Foz do Iguaçu 13/08/2025 - 10:12

O 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) comemorou, no dia 12 de agosto, seu 49º aniversário de criação com uma solenidade realizada no auditório da unidade, em Foz do Iguaçu. A data oficial de fundação do batalhão é 13 de agosto, e a cerimônia reuniu autoridades civis e militares, convidados e integrantes da corporação.

Durante o evento, foram entregues medalhas e referências elogiosas a militares e personalidades civis que se destacaram por ações e serviços relevantes em apoio ao Corpo de Bombeiros. Entre as honrarias, destacou-se a Medalha “Bombeiros da Tríplice Fronteira”, concedida a civis e militares como reconhecimento pelo apoio e parceria nas atividades da corporação.

A solenidade também foi oportunidade para homenagear bombeiros militares que se destacaram no cumprimento de suas funções, com a entrega das medalhas Bombeiro Militar de Ouro, de Bronze e do Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com a tropa e, consequentemente, com a segurança da população e a excelência no atendimento de ocorrências.

O comandante da unidade, em sua fala, destacou os avanços da corporação em relação à frota de viaturas, equipamentos e materiais operacionais. Ressaltou ainda o papel fundamental dos bombeiros militares que, ao longo de quase cinco décadas, constroem diariamente a história do batalhão, reforçando a importância da integração com demais forças de segurança, órgãos públicos e a comunidade, que contribuem para a eficiência e credibilidade do serviço prestado.

9º BBM comemora 49 anos de serviços em Foz do Iguaçu

Fundação e transformações estruturais

A presença dos Bombeiros em Foz do Iguaçu teve início em 13 de agosto de 1976, com a criação da 5ª Seção de Combate a Incêndio, subordinada ao 2º Grupamento de Incêndios de Ponta Grossa, em convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Em maio de 1985, a unidade passou a ser subordinada ao 4º Grupamento de Incêndios de Cascavel, assumindo o nome de 2º Subgrupamento de Incêndios.

Em 1994, ganhou autonomia e foi renomeada como 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente.

O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) foi implantado em Foz do Iguaçu em 10 de junho de 1996.

Em 2010, a unidade passou a ser oficialmente chamada 9º Grupamento de Bombeiros. Com a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, passou a ser denominado 9º Batalhão de Bombeiros Militar.

Estrutura e cobertura territorial

Atualmente, o 9º Grupamento atende 11 municípios, incluindo: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Céu Azul, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu e Diamante D’Oeste.

Esses municípios compõem a área de atuação do 9º BBM, que cobre uma região estratégica da Tríplice Fronteira, abrangendo áreas urbanas, rurais e zonas de rodovias importantes.

A corporação conta com postos nos bairros Maracanã, Morumbi e Vila A, além dos pelotões em Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena, com a sede da 2ª Companhia em Medianeira.

Modernização, infraestrutura e equipamentos

O amadurecimento do 9º BBM refletiu-se também na infraestrutura e no desenvolvimento dos recursos humanos. A nova sede, inaugurada em 2023, é considerada a maior do Estado, concentrando serviços administrativos e operacionais, o que ampliou a capacidade de resposta e logística.

Além disso, houve a aquisição de ambulâncias novas e Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR); a implantação do Veículo de Intervenção Rápida (VIR), em parceria com o SAMU; e, no último mês, a inauguração do almoxarifado integrado com o SIATE e o SAMU, que facilita e agiliza o suporte logístico e a reposição de materiais para o atendimento dos dois sistemas.

Destaques operacionais com repercussão nacional

Em fevereiro de 2025, o efetivo do 9º BBM protagonizou um resgate que ganhou repercussão em todo o país. Uma bebê de apenas 1 ano e 4 meses ficou submersa por cerca de seis minutos em uma piscina residencial e foi levada ao quartel por seus pais em situação crítica. Em cerca de 40 minutos de intensa mobilização — com bombeiros, SAMU e apoio da Polícia Militar — a criança foi reanimada e transportada ao hospital com vida. O caso resultou em uma Moção de Aplauso aprovada pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Outro momento marcante foi a campanha humanitária “SOS Rio Grande do Sul”, em maio de 2024. A unidade foi central de arrecadação e envio de 900 toneladas de donativos para vítimas das enchentes, com ampla mobilização da sociedade e entidades do Paraguai.

Atualmente, a unidade conta com um efetivo de 141 militares, que atenderam, no ano passado, 7.119 ocorrências na região de atuação.

 

Comunicação Social 9ºBBM

3º Sgt. Rodrigues (Fotos/Redação)

Fotos Christian Rizzi (@rizzi1971)

GALERIA DE IMAGENS