Abertura do Curso de Socorrista 2022 03/05/2022 - 14:16

Nesta segunda-feira (2), aconteceu no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros a aula inaugural do Curso de Socorrista, categoria Praças e Oficiais. O Curso de Especialização conta com uma carga horária de 433 horas de atividades teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar nas mais diversas situações de emergência.

Ao todo, serão 123 bombeiros e policiais militares de todo o Paraná, além de 20 profissionais da Saúde Pública do Estado os alunos da especialização, que será dividida em 4 turmas, sendo duas no Núcleo de Ensino de Curitiba, uma em Londrina e uma em Cascavel.

O objetivo do curso é disseminar o conhecimento na área, intensificar a troca de experiência entre a Instituição e os profissionais de saúde envolvidos diretamente no atendimento pré-hospitalar, formar novos Socorristas e multiplicadores capacitados para realizar instruções e desenvolver a atividade em todo o Estado.

A grade curricular, homologada pela Escola de Saúde Pública do Paraná, é padronizada para todos os núcleos de formação e será operacionalizada pelo Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Na solenidade de abertura do CSoc 2022, estiveram presentes o Secretário Estadual de Saúde do Paraná Dr. Cézar Augusto Neves Luiz, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, o Subcomandante do CBMPR Coronel Gelson Marcelo Jahnke, o Coordenador Estadual do SIATE Major Marcos Adolfo Frederick Moro Galeazzi, o Chefe do Centro de Ensino e Instrução do CBMPR Major Eduardo José Slomp Aguiar, além da Gerente de Atenção a Urgência e Emergência da SESA Enfermeira Giovana Fratin, o Dr. Jaques representando a Prefeitura Municipal de Curitiba e o palestrante da aula inaugural Dr. Renê Augusto Aveleda.

A primeira aula ministrada foi da matéria de “Resgate e Transporte Aeromédico” que abrirá também os eventos relativos a comemoração dos 32 anos de SIATE no Estado do Paraná, que ocorrerá no dia 26 de maio de 2022.