Após 17 dias, montanhista Denise é resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros na Serra do Mar 05/09/2010 - 16:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, após 17 dias de buscas diuturnas, encontrou a montanhista Denise Ciunek, de 38 anos, que desapareceu no Caminho do Itupava, na Serra do Mar paranaense, no último dia 29 de agosto, enquanto caminhava. Denise estava debilitada, porém lúcida e caminhando. Ela foi localizada as 13h30 da tarde deste domingo (05) sobre uma pedra, cerca de 3 km da Represa Véu da Noiva.

Em seguida, Denise caminhou com os bombeiros até a represa, de onde foi transportada em Auto de Linha (espécie de trem de socorro) até a Estação Engenheiro Lange. Depois seguiu em uma viatura do Corpo de Bombeiros, chamada Auto Busca e Salvamento, até o posto de Morretes, onde um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal a aguardava, com um médico socorrista para transportá-la ao Hospital do Rocio, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

"Os policiais do Corpo de Bombeiros foram os anjos do céu que vieram para me salvar", disse a montanhista ao chegar no posto do Bombeiros de Morretes. “Eu estava com medo da chuva que está chegando, estava em um vale, entre duas cachoeiras, e não ouvia nada. Me perdi porque um estuprador me atacou, consegui fugir, mas me perdi", revela Denise.

Ela revelou ainda que até o sétimo dia tinha comida e, durante os outros 10, tomou apenas água. Segundo Denise, depois de se perder ela caminhou por mais quatro dias e depois parou no local onde foi encontrada hoje. "Agora quero muito ver meu pai, estou com saudades da minha família; só falei com minha irmã por telefone, quero muito falar com meu pai, muito mesmo", pediu emocionada.

Para o Coordenador das buscas e Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Edimilson de Barros, as buscas continuaram "mesmo quando as esperanças já estavam se esgotando e, por isso, encontrar a Denise com vida, é uma vitória da persistência". Barros informou que neste período, mais de 200 pessoas trabalharam no resgate, entre eles integrantes do Corpo de Bombeiros do litoral, do Grupo de Operações e Socorro Tático (Gost) - Grupo especializado do Corpo de Bombeiros -, voluntários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Corpo de Socorro em Montanha.

"Todos juntos formaram um grande mutirão com um único objetivo: resgatar a Denise com vida e, como podemos observar, obtivemos sucesso", disse o Major. De acordo com Barros, ela foi encontrada numa área não muito longe das buscas, porém o som ficava abafado e ela não conseguia ouvir os apitos, os chamados, a passagem das equipes.

"Em nenhum momento consideramos a hipótese de desistir desta busca; todos os dias pela manhã nos animávamos, tínhamos a certeza que iríamos encontrá-la; cada momento fortalecia nossas expectativas", destaca Barros. O Major disse que um integrante do Grupo de Socorro em montanha foi o primeiro a avistar Denise e a chamar todo o grupo de resgate que estava próximo.

"Ela foi encaminhada em um helicóptero para Campo Largo, onde deverá passar por uma bateria de exames já que passou tantos dias na mata, num local bem inóspito", informa o Major. Para o Sargento Frederico Alberto Sobrinho a experiência foi marcante. "Pertenço ao posto de Antonina, esta foi minha primeira busca pelo 2º Subgrupamento Indepente e, com certeza, o resgate da Denise é uma coisa que levarei para sempre na minha vida de bombeiro", conta.

BUSCA - Foram 10 dias de buscas em todo o caminho do Itupava, desde a Borda do Campo (São José dos Pinhais) até Morretes, passando pelas localidades de Pão de Ló, Cadeado, Véu da Noiva e até mesmo Salto dos Macacos que não faz parte da trilha. Na última quarta-feira (01) uma força-tarefa com 52 pessoas, entre bombeiros e voluntários, refizeram todos os caminhos possíveis para encontrar Denise, mas sem sucesso. "A montanhista foi encontrada neste domingo entre o Cadeado e o Véu da Noiva", conta Barros.

Hoje , segundo o Sargento Sobrinho, os integrantes das buscas foram divididos em duas equipes, mesclando representantes de todos os grupos. "O primeiro homem a encontrar Denise, primeiro localizou um estojo de óculos e, depois, a cerca de 10 metros adiante, encontrou a vítima deitada em uma pedra, meio sonolenta", explica. Inicialmente ele não tinha certeza de que era ela a mulher procurada, mas de acordo com o Sargento, "ele foi conversando com ela, até que ela admitiu ser a vítima", relata o bombeiro.

O Gerente do Parque Estadual Pico do Marumbi, Lotário Horst Stoltz, que também fez parte das equipes, ressalta que o resultado foi uma vitória muito grande que para ele é extremamente emocionante. "Nunca vi uma união tão grande entre grupos diferentes buscando por um único objetivo; é emocionante. Participei durante sete dias, hoje já estava com dores nas pernas, mas graças a Deus ela foi encontrada, e o melhor, com vida", diz.

Fotos: Marcia Santos - Jornalista PMPR

Major Barros e Denise: encontro emocionante

Denise se emociona ao dizer que quer ver seu pai

Denise é preparada pelos socorristas para ser encaminhada ao hospital