Aula inaugural do Primeiro Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas 04/07/2017 - 14:30
Na manhã de hoje (04) foi realizada a aula inaugural do primeiro Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC) – categoria Oficiais – Turma 2017. O curso foi declarado aberto pelo Coronel Fábio Mariano de Oliveira, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, respondendo pelo Comando da Corporação. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros e teve uma palestra ministrada pelo Dr. Marco Aurélio Pimpão – Perito Criminal.
A especialização de bombeiros militares em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) é de grande importância nas atividades de busca e resgate de pessoas vitimas por colapsos de estruturas. O Corpo de Bombeiros, através do Grupo de Operações de Socorro Tático do Comando do Corpo de Bombeiros (GOST-CCB), se propõe a ensinar, treinar e especializar os bombeiros militares que irão compor o corpo discente do CBREC – OFICIAS/2017 e ao final do curso apresentará profissionais prontos e preparados a exercer com excelência as técnicas corretas, padronizadas e seguras de BREC, trazendo a tranquilidade e o conforto aos paranaenses em momentos de sofrimento diante de um sinistro desta natureza.
A atividade de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas pode ser definida como “a ação de busca e de resgate desenvolvida em espaços destinados ao uso humano que, em virtude de um fenômeno natural (terremoto, tsunami, vendaval, furacão, alagamento, etc.) ou provocado pelo homem (atentado terrorista, falha construtiva, etc.), sofre danos consideráveis em seus elementos estruturais, principalmente nos de base e sustentação, produzindo sua destruição parcial ou total, mas restando, em função de sua configuração e distribuição, espaços vitais isolados que podem permitir a sobrevivência de pessoas presas em seus escombros.”
No estado do Paraná, além de outras ocorrências de pequena magnitude, em 28 de janeiro de 1995, o Edifício Atlântico desabou, matando 29 pessoas e deixando sete feridos. O prédio, de seis andares, estava em obras para o reforço de colunas de sustentação, pois apresentava uma série de rachaduras, segundo os moradores. O resgate das vítimas durou 50 horas e é a maior ocorrência envolvendo BREC que se tem registro no Paraná. O Palestrante DR. Marco Aurélio Pimpão, foi o Perito responsável daquela ocorrência.
O Curso será realizado por 26 bombeiros militares oriundos de todo o Paraná, 4 bombeiros militares de Minas Gerais, terá 80 horas/aulas e em sua grade curricular citamos algumas das matérias como: movimentação em áreas colapsadas, equipamentos e ferramentas, escoramento, desobstrução e aberturas de acesso e busca e resgate em espaços confinados.
Apesar do Corpo de Bombeiros do Paraná possuir vários militares estaduais com conhecimento nesta área, adquiridos em outras instituições, o Curso de BREC – categoria oficiais - Turma 2017, é um marco na história da corporação, uma vez que será a primeira turma no Corpo de Bombeiros do Paraná, estatuída por meio de decreto governamental do ano de 2014.



