Balanço das Ações do Corpo de Bombeiros na Operação Verão 22/23 30/03/2023 - 17:05

Esta temporada, que teve seu início dia 17 de dezembro de 2022, e encerramento dia 26 de fevereiro de 2023, teve duração total de 72 dias de efetiva participação do CBMPR.

Para proteção dos banhistas, foram estabelecidos 92 Postos de guarda-vidas, distribuídos em toda a orla do litoral paranaense, no Município de Morretes e na Ilha do Mel. Esses postos contaram com 668 guarda-vidas militares e civis. Além dos Postos e guarda-vidas fixos, bombeiros militares atuaram em embarcações como moto aquáticas, botes infláveis de salvamento e lanchas de busca e salvamento, na prevenção e salvamentos aquáticos.

Neste verão, o litoral de Costa Leste teve um aumento expressivo de turistas e isso resultou em maior quantidade de banhistas nas praias. Com isso o número de salvamentos, advertências e orientações também aumentaram, colocando os guarda-vidas em ação atuante, totalizando 1285 resgates.

Infelizmente, 10 óbitos foram registrados, e de acordo com o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, Major Fabrício Frazatto dos Santos, “Esses afogamentos ocorreram em áreas não protegidas ou fora do horário de proteção dos guarda-vidas, que é das 8h às 19h todos os dias”.

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná o serviço prestado no litoral paranaense é de suma importância. “Os resgates realizados pelos guarda-vidas fizeram a diferença no salvamento com vida de inúmeros banhistas que frequentaram o nosso Litoral”, afirma o Comandante Geral do CBMPR, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

Mesmo após a Operação Verão, o Corpo de Bombeiros Militar mantém postos de guarda-vidas ativos nas praias, nos períodos de feriados e finais de semana (das 8h30 às 18h30), garantindo a proteção da população paranaense.