Bombeiros controlam incêndio em área de moradia irregular, em Curitiba 24/08/2010 - 08:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná controlou um incêndio ocorrido em cinco casas em uma área de habitação irregular, denominada Barbacena, na tarde desta segunda- feira (23) na região do Campo Comprido, em Curitiba. Os policiais precisaram de cerca de uma hora para controlar as chamas que se alastravam rapidamente e deixaram as casas destruídas. Ninguém ficou ferido. Participaram da ação cinco viaturas e cerca de 15 bombeiros.

“Estávamos retornando de outra ocorrência quando percebemos a fumaça e paramos para prestar atendimento”, conta o tenente Alexandre Creplive Zem, oficial de socorro, que coordenou as equipes. O acesso era um pouco difícil, mas conseguimos chegar até o local onde as casas já estavam tomadas pelo fogo. “Os fios de luz estavam derretendo e provocando curto circuito, o vento e o sol estavam fortes e as casas eram de madeira, ambiente propício para o aumento das chamas”, disse o policial.

Segundo o oficial, muitas pessoas se juntaram no local e alguns integrantes da Companhia de habitação, da Fundação de Ação Social (FAS) e da Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi) ajudaram nos trabalhos. “Quando chegamos não havia ninguém nas casas e conforme informações que nos passaram também não havia antes”, relata o oficial. “Populares declararam que o incêndio começou porque teria caído uma brasa de um fogão a lenha, de uma das casas, no assoalho”, completa o tenente.

Segundo o oficial, para evitar este tipo de acidente é importante que as pessoas fiquem atentas quanto a utilização de gás, desliguem equipamentos como ferro elétrico, chapinha e fogão, certifiquem-se de que a instalação elétrica está em ordem e evitem deixar crianças sozinhas, com acesso a produtos perigosos ou locais inadequados.