Bombeiros de Foz do Iguaçu têm novo caminhão para atender a emergências 04/12/2009 - 08:00

O governador Roberto Requião entregou, na manhã desta quinta-feira (3), em Foz do Iguaçu, um novo veículo para o Corpo de Bombeiros. O caminhão auto-bomba-tanque-resgate (ABTR) vai auxiliar no combate a incêndios e no atendimento em casos de acidentes e desastres naturais. “Até ano que vem, o Governo do Paraná vai entregar 106 veículos como este”, adiantou Requião.

A nova frota faz parte do plano de modernização do Corpo de Bombeiros, que prevê ainda a aquisição de equipamentos e materiais operacionais e administrativos. Os recursos somam R$ 22,3 milhões. “Não estamos investimos apenas em caminhões. Entregamos novos materiais de trabalho e equipamentos de proteção individual, que são essenciais para garantir que os homens e mulheres da corporação tenham segurança”, destacou.

Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Washington Alves da Rosa, apenas em novas viaturas, o Governo do Paraná investiu R$ 13 milhões. “Os veículos são modernos e garantem mais tranquilidade à população. Cada unidade custa em média R$ 420 mil e tem capacidade para cortar um carro ao meio se for preciso para resgatar uma vítima. Todos os quartéis dos bombeiros no Paraná têm pelo menos um caminhão como este.”

MODELO – De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jorge Luiz Thais Martins, o modelo ABRT foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido usado por outros estados. “São caminhões multifuncionais, sem dúvida os melhores do Brasil. Nos últimos anos, ampliamos e melhoramos o atendimento.”

Com os postos e com programa o Bombeiro Comunitário, em que o Governo constrói o prédio e garante os equipamentos e veículos necessários, houve, segundo Martins, grandes avanços na segurança pública. “Hoje, o Bombeiro Comunitário está presente em mais de 50 municípios. Até ano que vem, outros 25 serão contemplados.”

O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald lembrou que a região tem enfrentado problemas com alagamentos e chuvas fortes e o novo veículo deve melhorar os atendimentos e prestar serviços também para cidades próximas. “Quanto mais equipada, preparada e treinada estiverem nossas forças de segurança, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, melhor para toda a população.”

Também estiveram presentes na solenidade de entrega, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o comandante-geral da PM coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens e os deputados estaduais Dobrandino do Silva e Artagão Junior.

Fotos: AEN

Governador Requião