Bombeiros de Umuarama fazem atualização e treinamento para resgate em elevador 17/02/2014 - 10:06

Com o crescimento vertical das cidades, os militares do Corpo de Bombeiros devem estar preparados para emergências e socorro em elevadores. Um fator preocupante é a recente onda de apagões, que tem deixado cidades inteiras sem energia elétrica, aumentando o risco de emergências. Pensando assim o 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama solicitou à empresa Elevadores EMC de Umuarama um treinamento para a atualização em elevadores.
“Com o avanço tecnológico os elevadores estão cada vez mais modernos e muitos já vem equipados com auto-resgate. Ou seja, com a falta de luz ou um problema técnico o no-break é acionado e o elevador vai para o andar mais próximo e abre a porta automaticamente. Existe ainda alguns equipamentos modernos que não possuem casa de máquinas, o que dificulta o procedimento de resgate.”, explica o engenheiro mecânico Marcelo Coelho.
Contudo a maioria dos elevadores hoje em operação em Umuarama ainda não possui esta tecnologia e quando ocorre uma queda de energia, o elevador para onde estiver. Segundo Coelho, além da falta de energia, um elevador pode parar por falta de manutenção ou manutenção mal feita. “Nesses casos o resgate é ainda mais complicado e é necessário o conhecimento das partes do elevador e da forma correta de como abrir manualmente suas portas”, diz o engenheiro.
Foram abordados temas como: mercado de elevadores, história, tipos de equipamentos, elevadores e suas partes, a evolução dos equipamentos, entre outros. Na aula teórica os homens do Corpo de Bombeiros tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de um elevador, sua casa de máquinas e como funciona o sistema que o aciona. Também foi realizada a simulação de um resgate.

DA TEORIA À PRÁTICA
Para o aspirante Mazzini o treinamento foi fundamental. “Já fazíamos resgate em elevadores. Mas com o crescimento da cidade e a construção de mais prédios as ocorrências aumentaram.
Os elevadores também estão mais modernos e o treinamento é fundamental para que possamos fazer o resgate com segurança, tanto para as vítimas quanto para os bombeiros”, disse.
Mazzini também enfatizou que o resgate em um elevador que parou após o acionamento dos freios requer cuidados especiais, inclusive
a presença de um técnico em elevadores treinado”, ressaltou.
O bombeiro faz um alerta importante. Segundo dados apresentados no curso, mais de 90% das ocorrências de resgate em elevadores é
em decorrência de problemas eletromecânicos, falta de manutenção ou manutenção mal feita.
“Fica o alerta para os síndicos e moradores dos prédios: façam a manutenção preventiva para que não aconteçam ocorrências graves que possam colocar em risco a vida das pessoas”.

ELEVADORES EMC
A Elevadores EMC, fabricante de elevadores e especializada em manutenção desses equipamentos, é uma empresa legitimamente umuaramense. Fundada há cinco anos está instalada no Parque Industrial II e tem forte representação no mercado nacional, atuando nos setores público e particular. Fabrica elevadores de passageiros, de cargas, panorâmicos, de obras e especiais, como elevadores para lanchas.
A EMC também fabrica plataformas elevatórias.
“Temos orgulho de dizer que somos de Umuarama. Atualmente estamos presentes em todo o Brasil, levando equipamentos de alta tecnologia, resistentes, duráveis e econômicos”, disse o diretor da EMC Paulo Eduardo.
No momento a empresa está instalando 30 elevadores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Além da UFRG, temos
como grandes clientes a Assembléia Legislativa de Pernambuco e a Caixa Econômica Federal, para a qual instalamos equipamentos em agências do Paraná e Santa Catarina”, ressaltou Paulo Eduardo.
Segundo ele, a empresa tem capacidade para atender todos os tipos de necessidades no que diz respeito a elevadores e plataformas
elevatórias. “Outro ponto ressaltado por Paulo Eduardo é a chamada modernização de elevadores. “Dá para montar um elevador novo dentro da estrutura de um antigo. Todos os equipamentos são substituídos. Se o cliente pensar a médio e longo prazo, com a economia de energia que é de cerca de 80% em relação aos equipamentos antigos, a modernização, além de trazer mais conforto, agilidade e segurança aos usuários, acaba se pagando sozinha”.

A segunda turma do curso Resgate em Elevadores se reuniu na manhã de terça-feira (11) na Câmara Municipal de Umuarama a partir das 09h. Além do Corpo de Bombeiros, o curso foi aberto para síndicos, moradores de prédios com elevador e todas as pessoas interessadas.

GALERIA DE IMAGENS