Bombeiros do GOST realizam palestra na UFPR a pessoas da terceira idade 10/11/2022 - 16:01

Na data de 08 de novembro de 2022, terça-feira, militares do Corpo de Bombeiros, pertencentes ao Grupo de Operações de Socorro Tático – GOST, compareceram à Universidade Federal do Paraná a fim de realizar uma palestra junto ao projeto de extensão universitária "Universidade Aberta da Maturidade - UAM", que tem como público-alvo pessoas da terceira idade.

Foram abordados assuntos relacionados à prevenção de acidentes domésticos, formas corretas de chamado de socorro em caso de necessidade, para ocorrências clínicas e de trauma, e também informações básicas sobre primeiros socorros. Os alunos puderam entender um pouco mais sobre os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros e especificamente sobre as missões de atribuição do GOST e o trabalho realizados pelos cães de busca do CBMPR.

As ações educativas junto a outros órgãos são ferramentas que além de difundir as atividades da corporação e estreitar laços com a comunidade, salvam vidas através da prevenção de acidentes.

Segundo a Professora Doutora Simone Benghi Pinto, Vice-coordenadora do Projeto, “o programa tem como escopo oferecer um espaço de inclusão social e cultural dos idosos. A palestra proferida por representantes do Grupo de Operações de Socorro Tático foi de fundamental importância para o enriquecimento do conhecimento técnico sobre a prevenção de acidentes com idosos. Ao final da palestra, além das orientações técnicas, o Grupamento de Bombeiros possibilitou aos idosos o compartilhamento das próprias histórias e a interação social com os bombeiros e com a cachorra Joy. Foi um momento riquíssimo! Quero expressar meu profundo agradecimento pela palestra.”

Os idosos, de modo muito caloroso, avaliaram a atividade por meio de mensagens encaminhadas por Whatsapp pela Prof. Dra. Simone, reforçando de modo significativo a importância de iniciativas como essa:

"Muito boa e produtiva a palestra dos Bombeiros. Esclareceu várias dúvidas que tinha inclusive para onde ligar em caso de algum acidente tanto na rua quanto em casa. Parabéns."

"Os profissionais apresentaram com clareza e eficiência informações úteis para o nosso dia a dia. Parabéns."

"Foi uma palestra onde nos foi mostrado varias atitudes esclarecedoras que em certos casos devemos evitar e em outros como devemos agir. Os bombeiros estão de parabéns pelo seu pronto socorro em todas as necessidades da população também com seus cachorros muito bem treinados. Obrigada à eles e as professoras por mais este valioso conhecimento."

"Sempre precisamos de orientações práticas e objetivas. Nossos Amigos Bombeiros nos trouxeram esclarecimentos úteis para nosso "todo dia". Muito grata pela aula!"