Bombeiros do Paraná finalizam treinamento de produtos perigosos 19/11/2021 - 16:26

Trinta e sete (37) bombeiros militares de várias regiões  do Paraná, completaram treinamento sobre materiais perigosos, o qual teve duração de 2 semanas, realizando-se em São Paulo.

A equipe de bombeiros foi treinada pelo Coordenador de Treinamentos e Instrutor da empresa que sediou a instrução, sendo que foram ministrados dois cursos: na primeira semana, o “Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos - HAZMAT em Nível Operações”, e o segundo, “Curso Avançado e Estabilização de Emergências Químicas Rodoviárias - Nível 2”, desenvolvido, especialmente, para o Corpo de Bombeiros. Ambos se baseiam nos requisitos de Segurança Ocupacional referente às Normas Brasileiras e Normativas da OSHA e NFPA.

Essa capacitação é um dos primeiros resultados que materializa a integração firmada entre o Instituto Água e Terra (IAT) e o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, uma parceria que prevê o compartilhamento de recursos voltados à capacitação e estruturação na parte de atendimento a emergências com produtos químicos perigosos.

Nós teremos ainda a participação deste efetivo capacitado nos Núcleos de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, o NAPP. Esses núcleos se distribuem em posições estratégicas no Estado do Paraná junto a unidades com maior incidência de atendimentos a acidentes desta natureza, sobretudo rodovias e plantas industriais.