Bombeiros militares paranaenses participam de congresso na Espanha 23/09/2009 - 07:20

Marcia Santos
Jornalista PMPR

Mais uma vez o Corpo de Bombeiros do Paraná dá exemplo para outros países através de técnicas aplicadas em terras paranaenses. Entre esta quarta-feira (23) e a próxima segunda (28), o tenente Romero Nunes da Silva Filho e a soldado Juliana Mezadri Zanello participam do IV Congresso Internacional de Salvamento e Socorrismo - II Jornadas mulher e esporte, em Madri, na Espanha.

O convite surgiu através da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que indicou os bombeiros do Paraná para o evento. “É uma grande satisfação saber que somos referência nacional e nos destacamos não só por nossos títulos conquistados, mas também pelo nosso trabalho, que prima pela proteção de vidas em todas as situações”, destaca o tenente Romero.

No evento, promovido pela Federação Espanhola de Socorrismo, a soldado Juliana Mezadri Zanello vai ministrar uma palestra sobre o tema “A Mulher no Salvamento Aquático”. O assunto já foi discorrido em outra oportunidade, no VII Simpósio Brasileiro e IV Sulamericano de Salvamento Aquático, que aconteceu em 2008, em Olinda, Pernambuco. Essa palestra mostra que com o mesmo treinamento, o que já acontece, homens e mulheres podem executar a mesma atividade.

“É a segunda vez que realizarei essa palestra, mas já na primeira pude perceber a importância de destacar o trabalho e realizações femininas dentro de uma corporação composta predominantemente por homens”, destaca a soldado. “Nós, mulheres, representamos cerca de 5% do efetivo total e, por isso, precisamos quebrar o preconceito através da nossa competência, mostrando que somos tão capazes quanto eles, mesmo tendo nossas diferenças”, diz Zanello.

O tenente Romero da Silva Filho, por sua vez, representará os guarda-vidas do Brasil em uma mesa redonda internacional sobre o assunto. “É importante discutir o tema e, assim, adquirir novas experiências com socorristas de outros países. Em relação aos resultados, a expectativa é a melhor possível, já que o objetivo desses eventos nos conduz a busca de uma padronização dentro dos salvamentos, evoluindo nas técnicas e materiais com enfoque na segurança dos banhistas”, ressalta o tenente, que também é coordenador regional do SIATE e comandante do Segundo Subgrupamento Independente de Bombeiros de Pontal do Paraná.

TÍTULOS - Atualmente o Corpo de Bombeiros da PMPR detém o título de bicampeão Brasileiro de Salvamento Aquático, por meio da prova que contou com um percurso de mil metros de natação e 2 mil de corrida em solo nordestino, realizada em 2008. Ainda neste ano, outras competições prometem novas conquistas aos bombeiros do Paraná.

Ocorrerá entre 04 e 07 de novembro desse ano, em Guaratuba, o IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático e VI Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático. Além disso, o VIII Simpósio Brasileiro sobre Salvamento Aquático e IV Feira de Artigos de Salvamento e Esportes Aquáticos ocorrerão no mesmo período, trazendo novidades ao setor.