CBMPR PARTICIPA DA CAPACITAÇÃO EM RESPOSTA A IMUVI. 25/03/2022 - 15:37

Desde quarta-feira, 23, até sexta-feira, militares do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná, profissionais de saúde e demais órgãos de segurança, participaram de Treinamento para Atendimento a Incidentes com Múltiplas Vítimas, da Força Nacional do SUS.

Esse evento teve como objetivo o fortalecimento das interações entre o setor de saúde e as forças de segurança, e a capacitação para o atendimento em situações de emergência e desastres.

Nos dois primeiros dias, foram realizados treinamentos teóricos e debates sobre as situações de emergência e desastre, e na manhã de hoje foi realizado, no Autódromo de Pinhais, o treinamento prático com a simulação de um atendimento a incidente com múltiplas vítimas (IMUVI), em cenário de colapso de uma edificação residencial que atingiu um veículo.

Para o atendimento desta ocorrência, foram empregados todos os recursos disponíveis utilizados em ocorrências de grande vulto, (pessoal, viaturas e equipamentos ) e realizado o protocolo de Sistema de Comando de Incidentes , que consiste em um padrão de atendimento que possibilita uma organização e uma resolução mais ágil da ocorrência.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, “o simulado é uma parceria das forças de segurança em conjunto com as forças da área da saúde. O Paraná tem se tornado uma referência na cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Saúde por meio do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e do Serviço de Atendimento móvel de urgência (SAMU). Quando essas forças se unem o objetivo maior é o de salvar vidas, através da capacitação de bombeiros militares e agentes da área de saúde.”

Fotos: BPMOA, SESA e 6ºGB.