CUIDADOS COM A CHEGADA DO INVERNO: AQUECEDOR DE PASSAGEM A GÁS 22/06/2021 - 09:57

Ontem, 21 de junho, começou o inverno, uma das quatro estações do ano que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera, em 22 de setembro. Trata-se da estação mais fria do ano, principalmente na Região Sul, onde o frio é mais intenso e ocorre a queda brusca nas temperaturas.

Dessa forma, nesse período, as pessoas procuram formas para se aquecer e com isso, buscam alternativas incorretas que oferecem riscos às suas vidas. Ou ainda, deixam de se atentar às questões de manutenção e correta utilização de aparelhos, os quais podem gerar acidentes com consequências graves.

Muitas pessoas, com objetivo de aquecer a água das duchas e torneiras, têm em suas residências, aquecedores de passagem a gás, os quais exigem uma série de cuidados desde a sua correta instalação até a manutenção que deve ser realizada anualmente. E o que muitas pessoas não sabem é que esses aquecedores são potenciais causadores de acidentes envolvendo intoxicações que frequentemente levam as pessoas ao óbito.

Isso acontece porque o  gás  monóxido de carbono é gerado pela queima incompleta do combustível em função da falta de manutenção dos queimadores e também da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados. No inverno a tendência é que as pessoas fechem janelas e portas para o ambiente ficar mais quente, mas isso não deve ocorrer, pois o gás pode acumular gerando risco de intoxicação.
Esse gás é extremamente perigoso, pois não apresenta cheiro nem cor, ou seja, a pessoa o inala sem perceber, e quando a intoxicação chega a um determinado nível pode ocorrer o desmaio da vítima e até mesmo a morte.

Por isso, é importante que as pessoas se atentem as orientações do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes:

É necessário prestar atenção nos componentes do aquecedor, como a chaminé  e o duto da chaminé que conduzem os gases para fora da residência, evitando o acúmulo. Procure um profissional habilitado para realizar a instalação, pois existem normas que devem ser seguidas para garantir a segurança e o funcionamento correto deste equipamento;
A instalação deve ser em um local bem arejado, normalmente ocorre na área de serviço;
A manutenção deve ser feita pelo menos uma vez ao ano com profissional técnico habilitado;

São pequenas ações que salvam vidas.
Corpo de Bombeiros do Paraná, sempre perto de você.
 Em caso de emergência , ligue 193.