Cães de busca do GOST participam de doação de sangue. 10/05/2023 - 10:41

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná através do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), com seus cães de busca, em parceria com um laboratório de análises veterinárias de Curitiba, vem ajudando a salvar a vida de outros cães.
O laboratório coleta uma amostra de sangue de cada cão e faz a análise, buscando mensurar parâmetros que demonstram se o cão está com a saúde em dia. Se estiver tudo bem, o cão é selecionado para virar um doador. Os exames realizados são de extrema importância e já ajudaram a salvar a vida de ao menos 3 cães da corporação. Além dos exames de sangue de rotina, são realizados testes em busca de possíveis parasitas do sangue, que podem levar o cão a uma severa anemia e consequentemente ao óbito. “Graças a essa parceria já conseguimos detectar doenças graves, como as causadas por carrapato. Teve um caso nosso em que detectamos cedo o verme do coração e conseguimos tratá-lo”, conta o Sd. Espirito Santo, veterinário e condutor do canil do GOST.
A doação é um processo tranquilo e indolor, não necessitando de sedação ou anestesia. Inclusive há cães nossos que chegam a tirar um cochilo durante a doação.
Outro detalhe importante dessa parceria é que se um dos cães, em uma eventual emergência, precisar de sangue, o laboratório oferece as bolsas necessárias sem custo algum.
A ação foi dividida em duas etapas porque a equipe não pode ficar sem animais durante o trabalho. “Numa primeira fase metade dos cães fizeram a doação, já que precisam de no mínimo 24 horas de descanso e não podemos ficar sem eles para o trabalho”, disse o condutor. “Se estiver tudo bem, com os que fizeram os exames de sangue, provavelmente vão doar nas próximas semanas”.
As doações no caso de cachorros são realizadas com um intervalo mínimo de seis meses, para dar tempo de o animal repor o volume doado e a quantidade de células vermelhas. Os doadores do Corpo de Bombeiros são das raças Bloodhound, Labrador, Golden Retriever, Pastor Belga de Malinois, Border Collie, Pastor Holandês e Pit Bull, com idade entre 1 e 8 anos.