Comandante do Corpo de Bombeiros recebe Secretário de Saúde Beto Preto para aula virtual do Curso de Especialização de Socorrista 15/06/2021 - 17:20

Uma aula virtual, com a participação do secretário de Estado da Saúde , Beto Preto, e do comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross, marcou hoje (15) a aplicação de cerca de 50% do conteúdo programado para o Curso de Especialização para Socorrista desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde e  e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual do Siate e Centro de Ensino e Instrução, da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A aula foi na sede do quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.

Participam do curso, com total de 425 horas, 120 bombeiros que já atuam nos grupamentos de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A realização é da Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e pela primeira vez acontece através da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). As aulas começaram no mês passado e seguem até o próximo dia 30 de julho.

“O objetivo é o de fortalecer a missão dos socorristas na atenção pré-hospitalar ao trauma; reconhecemos que o trabalho do Siate simboliza o de um hospital sobre rodas e por isso nos unimos neste aprofundamento de conteúdo por meio da ESPP”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Segundo o secretário, o atendimento pré-hospitalar realizado pelos socorristas consegue antecipar e antever diversos eventos relacionados ao trauma e que hoje acabam utilizando praticamente entre 40 a 50% dos leitos das emergências nos hospitais do Paraná”.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross, afirmou que 85% das ocorrências que fazem parte do rol estatístico do Corpo de Bombeiros do Paraná se referem à urgência e emergência e serviços pré-hospitalares. “Precisamos cada vez mais fortalecer este nicho de atendimento e com isso prestarmos um serviço de excelência, seguro e aprimorado para a sociedade”, ressaltou.

Curso – O curso tem aulas online e presenciais. “Promove uma verdadeira imersão na padronização dos protocolos atualizados de atendimento de urgência para vários tipos de traumas”, explicou o primeiro tenente Bruno Zírpoli de Mattos, do coordenador do curso pelo Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros de Curitiba.

“Só na disciplina de ressuscitação cardiopulmonar, por exemplo, temos 36 horas aulas, o que promoverá um grande aprofundamento no tema”, destacou.

“O módulo que teve início hoje prevê orientações clínicas para diversas situações do trauma, com aulas no período da manhã e da tarde, contando com a participação de socorristas das 4 macrorregiões do Estado”, informou a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin.

Presenças - Também participaram da aula virtual da manhã desta terça-feira, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, e o coordenador estadual do Siate, major Marcos Adolpho Galeazzi, além dos comandantes dos grupamentos das regiões de Londrina, Maringá e Cascavel.

Fonte: SESA