Coronel Prestes assume o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná 22/01/2019 - 09:39

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná recebeu, na manhã desta segunda-feira (21/01), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, o coronel Samuel Prestes como o novo Comandante da instituição, que até então era comandada cumulativamente pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais. O evento foi presidido pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, juntamente com o secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

“Essa é uma das instituições mais respeitadas e importantes, e o Corpo de Bombeiros do Paraná é considerado um dos melhores do Brasil. O novo Comandante é uma pessoa que tem muita experiência, é muito respeitado pela tropa e por todos os que trabalham diariamente com ele”, disse o Governador.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, general Carbonell, a escolha do novo Comandante foi feita de acordo com os critérios estabelecidos na nova gestão da pasta. “A intenção é que nós tenhamos uma agilidade cada vez maior. Nossos sistemas de segurança são espetaculares, então, temos a certeza que teremos um resultado muito melhor do que já temos”, revelou.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, falou sobre os critérios que levaram a escolha do novo comandante. “Enquanto o coronel Prestes esteve no Comando do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) obteve um bom desempenho técnico, uma boa capacidade administrativa, e esses foram os elementos que pesaram para a seleção”, concluiu.

Ele destacou ainda os desafios que a Corporação terá a partir de agora. “Nossa sociedade é dinâmica, e encarece de uma velocidade maior no atendimento das ocorrências, por isso, estamos investindo no preparo e no desenvolvimento constante dos nossos bombeiros. É uma visão do futuro, para os grandes desafios, tanto os sociais quanto os causados pela própria natureza, como aconteceram recentemente no nosso Litoral”, disse o coronel Péricles.

O coronel Prestes, que atualmente comandava a 3ª Seção do Estado Maior da Corporação, quer que o Corpo de Bombeiros se torne um parceiro do empreendedor. “Queremos que o empresário possa ter facilidades na hora de abrir sua empresa e se regularizar quanto a segurança em questão de incêndios. A legislação quanto a norma continua a mesma, mas o processo se tornará mais ágil”, explicou.

“Nós vamos focar com muito trabalho e muito suor. Estaremos, também, junto com o Governo do Estado, levando o atendimento de qualidade a todos os cidadãos paranaenses”, completou o novo Comandante.

Familiares dos coronéis sucedido e sucessor acompanharam o evento. Já as esposas dos coronéis receberam flores como uma singela maneira de agradecer pela paciência e parceria ao longo da jornada de vida juntos.

Até dezembro de 2018, quem estava no comando do Corpo de Bombeiros era o coronel Edemilson de Barros. Ele fez um balanço de sua gestão durante o evento. “Nós conseguimos aprovar o decreto de regulamentação da lei de poder de polícia administrativa do Corpo de Bombeiros, que é toda um arcabouço legal para uma nova gestão, a partir de agora, de 2019, na questão da vistoria contra o incêndio e pânico, talvez um dos grandes avanços da história do Corpo de Bombeiros”, contou.

Fonte: Comunicação Social da PMPR