Coronel Vasco recebe título de Vulto Emérito de Curitiba 11/10/2023 - 10:11

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi homenageado nesta terça-feira (10) pelos vereadores de Curitiba. Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), ele recebeu o título de Vulto Emérito de Curitiba. A honraria é a maior que um curitibano pode receber do poder público da cidade, sendo equivalente ao título de Cidadão Honorário, oferecido a pessoas que não nasceram na capital, mas prestaram serviços de relevância ao município. Durante o encontro, iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), também foi feita uma homenagem aos 111 anos do CBMPR, ocorrido no dia 8 de outubro.

“Fui pego de surpresa, mas é uma grande satisfação. É uma emoção ímpar estar compartilhando duas alegrias: o aniversário do Corpo de Bombeiros e essa grande homenagem à minha pessoa”, revelou o Coronel Vasco, que viu o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, cheio de bombeiros militares para acompanhar a cerimônia comandada pelo 1º secretário da CMC, o vereador Osias Moraes.

Responsável pelo reconhecimento aos 33 anos de dedicação do filho da dona Glacy e do capitão Manoel (capitão QOA in memoriam) para o CBMPR e, em consequência, à sociedade, o vereador Jornalista Márcio Barros frisou que eles foram colegas na faculdade de jornalismo. E diz que essa proximidade fez com que acompanhasse com atenção a trajetória do hoje comandante-geral da Corporação. “Todo mundo sabe que o Corpo de Bombeiros é uma instituição muito séria, que tem uma relação com a população. E o coronel Vasco é um comandante que faz parte dessa história. Também aproveitamos a ocasião para homenagear o Corpo de Bombeiros pelos seus 111 anos e o primeiro aniversário já emancipado da Polícia Militar. Juntamos tudo no mesmo lugar e transformamos numa festa muito bonita”, explicou o parlamentar, lembrando também da ainda recém-adquirida independência da Corporação.

Desde o final de 2022, o Corpo de Bombeiros está desvinculado da Polícia Militar, garantindo liberdade administrativa e orçamentária. Este foi o primeiro aniversário comemorado como uma força autônoma, valorizando ainda mais o momento especial. “Estamos em breve completando um ano de emancipação. Com a sociedade entendendo muito bem que o Corpo de Bombeiros merecia isso, tivemos o pronto atendimento do nosso governador Ratinho Júnior, que concedeu ao Corpo de Bombeiros a gestão plena de seus investimentos, e suas atividades sendo assim exercidas de forma ampla a toda a sociedade paranaense. Com isso a gente consegue ampliar os nossos serviços e ter uma especialização própria do Corpo de Bombeiros”, observou o comandante-geral do CBMPR, que esteve no evento acompanhado pela família.

Durante seu discurso no plenário, o vereador Jornalista Márcio Barros ressaltou a palavra honra como sendo a chave de todo aquele ambiente de celebração. E nada representa tanto a força dessa palavra do que o Corpo de Bombeiros. “É uma instituição reconhecida pela população como sendo séria. E isso é tão difícil nos dias de hoje, né? Porque muitas instituições estão maculadas e o Corpo de Bombeiros se mantém honrado. Então a palavra não poderia ser outra. Honra para quem merece honra. A ideia foi exatamente essa”, resumiu.

CBMPR – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi criado oficialmente em 8 de outubro de 1912, pelo então presidente do estado, Carlos Cavalcanti. Durante esse mais de um século de existência, a Corporação sofreu várias mudanças administrativas, ficando por muito tempo vinculada à Polícia Militar. No próximo mês de dezembro, comemora um ano como força independente – com direito a desfile Cívico-Militar programado para o dia 14 de dezembro de 2023, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba.

Criada com o objetivo de combater incêndios, a instituição foi se aperfeiçoando e ganhando novas responsabilidades. Hoje, opera em diversas frentes, atendendo a mais de 100 mil ocorrências por ano. Somente em 2023, entre os meses de janeiro e setembro, os bombeiros militares do Paraná já foram mobilizados 83.384 vezes. Desse número, a maior parte se refere a acidentes de trânsito: 32.941. Os atendimentos pré-hospitalares, ou seja, casos de emergências de saúde, somaram 26.157. Os bombeiros também foram chamados para combater 10.984 incêndios em todo o Paraná e efetuaram 9.570 incursões de busca e salvamento – situações que envolvem o resgate tanto de animais quanto de pessoas em perigo. Isso sem falar das ocorrências em desastres de todos os tipos.

Em 2023, a Corporação já se destacou inclusive fora do estado. O CBMPR foi representado no Canadá pelo 1º Tenente Bruno Eduardo da Macena, em missão internacional de combate aos piores incêndios florestais da história do país norte-americano. Também participou ativamente montando uma força-tarefa de apoio aos bombeiros do Rio Grande do Sul, auxiliando nas ações de busca e salvamento no meio do maior desastre natural já visto naquele estado. Ao estado vizinho foram deslocados bombeiros, cães, viaturas e uma aeronave para alcançar locais de difícil acesso.

“Hoje o Corpo de Bombeiros demonstra, até pela sua história, que nós sempre estivemos em auxílio aos outros estados, estivemos em várias federações – Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, entre outros. O Paraná tem essa característica de ter uma pronta resposta, não somente à comunidade do Paraná, mas também a todo brasileiro. E, quando atuamos nos combates a incêndios florestais no Canadá, provamos que para todo o mundo também”, declarou o comandante-geral do CBMPR.

Coronel Vasco – O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior nasceu em Curitiba, no dia 17 de junho de 1970, tendo ingressado no CBMPR em 7 de maio de 1990, por meio do curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares da Academia Policial Militar do Guatupê. Tem no currículo graduação em jornalismo, com especializações em segurança pública, administração e gestão pública – entre outros cursos. Depois de exercer várias chefias, incluindo a do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, responsável pela Grande Curitiba, Litoral e Campos Gerais, assumiu o Comando-Geral do CBMPR em 2020. Durante a carreira, atuou como instrutor de cursos de disciplinas como Técnica Bombeiro Militar, Socorros de Urgência, Comunicação Social e Metodologia de Ensino, tendo recebido ainda diversas condecorações.

Presenças – Estiveram na solenidade o vereador Rodrigo Reis; Celso Mainardi, desembargador, representando o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR); Francisco Branco, procurador de justiça, representando o doutor Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR); desembargador Célio Waldraff, presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), representando a desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente do Tribunal; César Neves, diretor-geral da Saúde, representando Beto Preto, secretário de Estado da Saúde; coronel da PM Saulo de Tarso Sanson Silva, diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), representando o secretário da pasta coronel Hudson Leôncio Teixeira; tenente-coronel Mariana Rangel, representando o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Jano Ferreira dos Santos; entre outras autoridades.

GALERIA DE IMAGENS