Corpo de Bombeiros Militar orienta como agir quando se deparar com fios energizados caídos 27/10/2023 - 12:06

Maringá/PR (27/10/2023) - Você sabe o que fazer quando se depara com fios da rede elétrica caídos no solo? E se um desses fios atingir seu automóvel durante uma colisão ou queda de árvore, será que é seguro desembarcar?

Antes de mais nada, devemos lembrar que a corrente elétrica é decorrente de um fluxo de cargas elétricas (elétrons) de um local a outro no espaço. Esse trânsito entre pontos a Física denominada diferença de potencial. Logo, note que para haver corrente elétrica deve-se existir diferença de potencial.

Mas você pode estar se perguntando o que é isso, afinal há tempos que não ouve esses conceitos do ensino médio. Então, imagine o seguinte: um fio caído no solo, independente do tipo de pavimento, com alta tensão está energizando uma região. Segundo o engenheiro eletricista e bombeiro militar do 5º GB Cabo Rafael Freitas, nesse contexto temos um raio aproximado de 20 metros de solo com corrente elétrica, especialmente por se tratar de rede de alta tensão. Caso algum ser humano coloque seus pés no chão distantes um do outro, cria-se a diferença de potencial. Isso ocorre porque um pé fica mais próximo do centro do raio (local em que está o fio energizando o solo) e o outro mais distante. Assim, a corrente elétrica transita pelo corpo da pessoa, gerando-lhe graves lesões. A esse cenário hipotético, denominamos Tensão de Passo.

Segundo o médico Dr. Maurício Lemos, do Samu Norte Novo, a descarga elétrica gera um ferimento de entrada. Dentro do corpo humano, a energia vai transitar e de forma aleatória pode atingir diversos órgãos e tecidos, muitas vezes causando lesões irreversíveis. Se conseguir, a corrente também vai gerar um ferimento de saída.

Por isso, diante desse cenário de tragédia que podemos evitar, temos que lembrar que a energia elétrica foi inventada para nos trazer conforto e desenvolvimento. Como é invisível, seus riscos acabam sendo subjugados por falta de conhecimento e julgamento adequado nos cenários de acidentes.

Então, vamos às orientações:

1. Ao avistar cabos da rede elétrica caídos, mantenha-se distante 20 metros, no mínimo;
2. Impeça o tráfego de pessoas pelo lugar, sinalizando com galhos ou outros objetos;
3. Se estiver dentro de um veículo que foi atingido por rede elétrica, não toque nas partes metálicas, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e informe seu endereço;
4. Caso o veículo sofra incêndio, desembarque com os dois pés juntos, e caminhe sem distanciá-los até sair da área de tensão de passo (cerca de 20 metros do fio);
5. Outra opção é se deslocar saltando com um único pé.

Em caso de dúvida fora de um cenário de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros mais próximo. Se estiver em uma emergência, disque 193.