Corpo de Bombeiros comemora 99 anos com demonstração de serviços e prestação de homenagens 11/10/2011 - 11:20
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
O Corpo de Bombeiros do estado do Paraná realizou nesta segunda-feira (10) solenidade para comemorar os 99 anos da unidade. Durante o evento, foram entregues medalhas "Presidente Carlos Cavalcanti" para autoridades civis e militares da Polícia Militar e do próprio Corpo de Bombeiros. Além disso, também forma apresentados à sociedade os subtenentes e sargentos promovidos em agosto (39 praças) e o compromisso do primeiro posto para os segundos tenentes.
Ainda durante o evento o Grupo Ostensivo de Socorro Tático (GOST), equipe de elite do Corpo de Bombeiro fez uma apresentação dos trabalhos pertinentes a eles, com uma simulação de atendimento a um acidente com incêndio que resultou em vítima. Entre as funções desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros está o combate a incêndios, busca e salvamento aquático, vertical e terrestre, atendimento pré-hospitalar, além das atividades de defesa civil, prevenção, produtos perigosos, e operações com cães.
Entre as autoridades homenageadas, está o Governador Beto Richa, que destacou o relevante trabalho dos bombeiros realizados durante os desastres naturais provocados pela chuva que caiu na região litorânea em março. “Temos razão de sobra para comemorar essa data tão importante para o Paraná. Os bombeiros têm contribuído com a missão de defender, cuidar e conscientizar o povo paranaense”, disse o governador.
Richa reafirmou ainda o compromisso de aumentar o efetivo da corporação e investir na aquisição de mais equipamentos. Na solenidade, foram apresentados ao governador os subtenentes e sargentos promovidos em agosto. A equipe de elite da corporação fez uma apresentação das funções desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros, como o combate a incêndios, salvamento vertical e atendimento pré-hospitalar.
O Secretário de Segurança pública, Reinaldo de Almeida César esteve no evento e disse o que o Corpo de Bombeiros pode esperar do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública. “Sempre muito diálogo, muito reconhecimento e muito apoio. O Corpo de Bombeiros, assim como a Polícia Militar tem um altíssimo nínel de credibilidade na população do Paraná, que tem admiração no trabalho do Corpo de bombeiros e confiança neles; e o governo atual precisa fazer os investimentos, dar o apoio para que cada vez mais esta unidade tenha condições de realizar sua missão de proteger e salvar vidas, prevenir acidentes e orientar situações de perigo”.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, um dos homenageados no evento, tem certeza de que, desde a sua fundação, os serviços prestados por essa corporação trazem consigo a marca da excelência. Além destas autoridades, estiveram entre os presentes secretários de estado, deputados e vereadores, o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Júlio Ozga Nóbrega, o Comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Hércules Willian Donadello – anfitrião da solenidade – além de outras autoridades civis e militares, oficiais e praças da corporação.
O Coronel Donadello, entregou as condecorações e disse que o governador Beto Richa tem prestado importantes serviços para a unidade. “Uma homenagem relevante para um momento muito especial. Os bombeiros são bem vistos pela sociedade e são reconhecidos pelo bom trabalho”, destacou o Coronel. “Nós temos um trabalho árduo para o nosso centenário. Sempre trabalhamos de forma integradas com as outras forças de segurança pública”, completou. A unidade atende cerca de 400 ocorrências por dia, contando com o Bombeiro Comunitário, e cerca de 120 mil ocorrências no ano.
Ainda entre as autoridades condecoradas estavam os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto; da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani; da Comunicação, Marcelo Cattani; o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto; e o conselheiro do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha.
HISTÓRIA - Tudo começou mostrando a criação da unidade em 1912 e o primeiro comandante da unidade foi o major Fabriciano do Rego Barros. No entanto, a história do Bombeiros iniciou-se na cidade de Curitiba, no ano 1882, com uma sociedade de bombeiros voluntários, que visava satisfazer a necessidade de contemplar a Comunidade com um serviço contra incêndios, de caráter supletivo ao Governo do Estado e Município.
Passados 24 anos, no ano de 1.912, o então presidente da Província do Paraná, doutor Carlos Cavalcanti, apresentou ao Congresso Legislativo do Paraná, um pedido de crédito necessário à criação de uma unidade. Em 1953 passou a denominar-se, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.
MEDALHA – A Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, é uma honraria concedida a autoridades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação e a favor da causa pública. Ela conferida anualmente pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, na data em que se comemora o aniversário da unidade, àqueles que mais se destacam nestas situações.
A medalha foi instituída pela portaria número 1.099 de 29 de setembro de 2006 e destina-se a recompensar militares e civis pela contribuição e auxílio dispensados ao Corpo de Bombeiros.
Fotos: Cabo Manoel Gomes
Secretário Reinaldo de Almeida César Sobrinho
Cmt.do Corpo de Bombeiros, Coronel Donadello Comandante-Geral da PM, Coronel Marcos Scheremeta


