Corpo de Bombeiros completa 97 anos de trabalho pela segurança dos paranaenses 09/10/2009 - 16:10

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O vice-governador Orlando Pessuti, acompanhado do secretário Estadual da Segurança Pública Luiz Fernando Delazari e pelo comandante-geral da Polícia Militar em exercício coronel Rodrigo Larson Carstens, participou da comemoração de aniversário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, realizada na noite desta quinta-feira (08), no Quartel Central da Unidade.

“Em outubro comemoramos diversas datas importantes como o da padroeira do Brasil e das crianças, do professor e, também do bombeiro militar, este profissional que a todos nós protege e transmite tranqüilidade e segurança nos momentos de maior risco ou aflição”, disse o vice-governador. Diariamente, são atendidas por esta unidade mais de 400 ocorrências em todo o Estado pela corporação.

Pessuti também destacou que a área da Segurança Pública é uma das prioridades do atual governo e com os bombeiros não é diferente. “Com investimentos firmes e seguros procuramos, nos últimos meses, reequipar esta unidade da PM, com novos veículos, novos equipamentos, o que fará com que Estado do Paraná possa se orgulhar tanto da corporação quanto da estrutura que ela tem”, garante Pessuti.

“Tanto valorizamos o Corpo de Bombeiros que instituímos também no Paraná o Bombeiro comunitário que leva às cidades de menor porte o atendimento desta unidade e, com a ajuda da comunidade e dos municípios todo o estado será atendido por estes serviços”, afirma Pessuti.

Entre as funções desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros atualmente estão o combate a incêndios, busca e salvamento aquático, vertical e terreste, atendimento pré-hospitalar, além das atividades de defesa civil. O comandante do Corpo de Bombeiros coronel Jorge Thais Martins, tem certeza de que, desde a sua fundação, os serviços prestados por essa corporação trazem consigo a marca da excelência.

“Hoje é uma instituição moderna, com homens treinados e capacitados, e que conta com o apoio incondicional do governo do Estado que não mede esforços para investir nesta área para nós possamos sempre melhor atender a comunidade”, explica. Hoje todos os municípios do Paraná são atendidos pelos serviços do Bombeiro, especialmente pela criação do Bombeiro Comunitário.

O Corpo de Bombeiros é símbolo de orgulho para a Polícia Militar, na opinião do comandante-geral da PM em exercício, coronel Rodrigo. “A unidade possui uma história rica que a engrandece a corporação, construída com suor e sacrifício de muitos de seus integrantes”.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Thais Martins, recepcionou os convidados que foram desde os familiares dos policiais até autoridades civis e militares como vereadores, secretários de Estado, o general de divisão do Exército Alberto Márcio Ferraz Sant'Ana, além de outras autoridades civis e militares.

BOMBEIRO COMUNITÁRIO – Até o ano que vem, o Paraná deverá ter 123 municípios com unidades de bombeiros militares e comunitários. “Isso significa que mais de 7,9 milhões de paranaenses serão cobertos pelo serviço, ou 78,42% da população”, garante o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa.

Isso porque o programa está sendo expandido no mês de setembro foram entregues pelo governo do Estado 25 caminhões do projeto Bombeiro Comunitário para diferentes coordenadorias regionais de Defesa Civil. Alguns dos municípios contemplados pela medida são Balsa Nova, Reserva, Roncador e Piên. Na primeira fase do projeto, foram investidos R$ 11,7 milhões. Nesta segunda, serão aplicados R$ 6.158.755,00 em aquisição de equipamentos”, explicou Wasshington

Com o Bombeiro Comunitário, é ampliada a cobertura do atendimento emergencial em caso de incêndios e acidentes. O governo do Paraná entrega o caminhão e cede o projeto arquitetônico para o posto de bombeiros, além de financiar a construção da edificação, 20% a fundo perdido.

A prefeitura, por sua vez, doa o terreno e cede funcionários, que são treinados pelos bombeiros militares. “O resultado tem sido muito positivo, com mais de 55 mil atendimentos prestados, sendo muitos casos de incêndios florestais”, detalhou o coronel Washington.

HISTÓRIA – Para mostrar a trajetória do Corpo de Bombeiros no Paraná, a unidade preparou uma encenação teatral que foi dividida em quatro atos, que representavam quadro épocas marcantes, apresentada durante a solenidade. Tudo começou mostrando a criação da unidade em 1912 e o primeiro comandante da unidade foi o major Fabriciano do Rego Barros.

No entanto, a história do Bombeiros iniciou-se na cidade de Curitiba, no ano 1882, com uma sociedade de bombeiros voluntários, que visava satisfazer a necessidade de contemplar a Comunidade com um serviço contra incêndios, de caráter supletivo ao Governo do Estado e Município. Passados 24 anos, no ano de 1.912, o então presidente da Província do Paraná, doutor Carlos Cavalcanti, apresentou ao Congresso Legislativo do Paraná, um pedido de crédito necessário à criação de uma unidade.

Na primeira cena foi apresentado o caminhão de combate a incêndios MerryWeather utilizado em 1920, o qual teve sua fabricação em Londres e veio para o Brasil como um meio de transporte, pois não contava com uma bomba e um reservatório de água próprios, ou seja, ele apenas transporta os bombeiros até o local de ocorrência e auxiliava no transporte das vítimas. Este veículo foi utilizado até 1938.

Em outro ato, foi apresentado o veículo Ford Bigode, um carro de fabricação alemã, que esteve presente no Corpo de Bomberos na década de 40. Em 1953 passou a denominar-se, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

A cena três, por sua vez, apresentou o trabalho de salvamento vertical, instituído à unidade, depois que ela foi incorporada à PM. O grupo era chamado de Grupo de busca e salvamento (GBS) e que, atualmente, foi reativado com o nome de Grupo de operações de socorro tático (GOST). A última cena, tratou sobre o trabalho de atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos, com o auto-hidro químico, caminhão que foi recetemente adquirido pelo governo do Estado.

Fotos Soldado Saraiva

  
 

  
 
 
  
  

Foto à esq. : Coronel Jorge Thaís Martins            Foto à dir.: Coronel Luiz Rodrigo Larson
Comandante do Corpo de Bombeiros                   Carstens, Comandante da PM em exercício