Corpo de Bombeiros de Londrina e Cambé recebem novos caminhões 05/02/2010 - 09:20

O vice-governador Orlando Pessuti, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carsten, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi entregaram, nesta quinta-feira (4), dois caminhões, com capacidade de 4,5 mil litros cada, para as unidades do Corpo de Bombeiros de Londrina e Cambé. A entrega foi feita no quartel do Corpo de Bombeiros de Cambé, no norte do Estado.

Durante a solenidade, Pessuti destacou o crescimento do Corpo de Bombeiros nos últimos anos, estando presente em mais de 120 municípios e tendo cerca de 8 milhões de paranaenses cobertos pelo serviço.

“É muito grande o avanço e ao mesmo tempo qualificado o trabalho que o Corpo de Bombeiros desenvolve, associado agora com o Bombeiro Comunitário em cidades de menor densidade populacional. O Governo do Estado investiu mais de R$ 22 milhões na aquisição de equipamentos como estes que estão sendo entregues para as cidades de Londrina e Cambe. Significa que estamos honrando o compromisso de estruturar a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros, para que desta forma possamos dar maior e melhor segurança à população”.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, destacou a renovação da frota ocorrida com os investimentos do Governo. “Um caminhão deste custa R$ 482 mil, o equivalente a dez viaturas policiais. Só no ano de 2009, o Governo do Estado adquiriu 31 caminhões, que foram entregues em vários municípios do Paraná. Não existe hoje nenhuma unidade nossa com caminhão velho. Todos os nossos caminhões são novos”, disse.

O tenente-coronel Jorge Luiz Pereira, comandante do 3´Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina, passa a contar com 8 viaturas de combate a incêndio, entre as quais um auto-bomba tanque com capacidade para 30 mil litros de água. “Nesta época do ano, por causa do calor, aumenta o número de ocorrências. Estamos atendendo em média 15 ocorrências por mês, a maioria é de incêndio florestal urbano. Mas, com o equipamento que temos hoje, estamos preparados para um demanda maior”, disse.

O 3´Agrupamento é responsável pela unidades do Corpo de Bombeiros de Cambé, Rolândia, Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Santo Antonio da Platina e Jacarezinho.

Para o prefeito de Cambe, João Pavinato, o caminhão entregue ao Corpo de Bombeiros de Cambe é mais um item da parceria com o Governo do Estado, “ Temos ainda o Projeto Atitude, a construção de moradias, as duas clinicas da Mulher e da Criança, o Centro da Juventude, três quadras cobertas, investimentos da Sanepar. Enfim, uma grande quantidade de investimentos, demonstrando a presença efetiva do Governo do Estado no município de Cambé”.

Os veículos fazem parte de uma frota de 31 unidades adquiridas pelo Governo do Paraná para o Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros. O programa prevê investimento de R$ 22,3 milhões em veículos, equipamentos e materiais operacionais e administrativos. Somente em viaturas, o Governo investiu R$ 13 milhões. Os caminhões podem ser usados no combate a incêndios e no resgate de pessoas. O modelo foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido usado por outros estados.

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros está presente em 49 municípios. Diariamente, são atendidas mais de 400 ocorrências em todo o Estado pela corporação. A instituição conta com estrutura moderna, pessoal treinado e capacitado. O atual governo não mediu esforços nos últimos anos para que o Corpo de Bombeiros pudesse dar o melhor atendimento a comunidade.

Até o final de 2010, o Paraná terá 123 municípios com unidades de bombeiros militares e comunitários, mais de 7,9 milhões de paranaenses cobertos pelo serviço. Com o Bombeiro Comunitário foi ampliada a cobertura do atendimento emergencial em caso de incêndios e acidentes. O Governo do Paraná entrega o caminhão e cede o projeto arquitetônico para o posto de bombeiros, além de financiar a construção da edificação.
Fotografias desta edição