Corpo de Bombeiros do Paraná é tricampeão brasileiro em salvamento aquático 08/11/2009 - 10:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (CBM/PR) é tricampeão brasileiro de salvamento aquático. O título foi conquistado neste sábado (07), em Guaratuba (litoral paranaense), durante a realização do IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que contou com a presença de 400 atletas oriundos de todo o Brasil, além de outros três países: Espanha, Portugal e Argentina.

O evento, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), agregou o VI Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático, o VIII Simpósio Brasileiro sobre Salvamento Aquático e a IV Feira de Artigos de Salvamento e Esportes Aquáticos, e ocorreu de 04 a 07 de novembro. Os estados brasileiros participantes nesta edição são, além do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Ceara e Rio Grande do Sul.

“Este evento engloba bombeiros militares e entidades civis nas praias do país. O objetivo principal é a prevenção, ou seja, as provas realizadas compreendem as atividades realizadas por pessoas em ocorrências de busca e salvamento no cotidiano. Aqui no Paraná a prevenção a afogamentos é realizada pelos bombeiros, mas em alguns estados são entidades civis que o fazem”, explica. Além da prevenção, na opinião do comandante, outro ponto é bastante positivo nesta integração com outros estados.

“A troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de qualquer atividade militar e, neste campeonato, técnicas nacionais e internacionais, utilizadas em salvamento aquático são compartilhadas, difundidas e evidenciadas”, garante. “Busca-se também uma padronização universal no que diz respeito aos equipamentos e atividades desempenhadas pelos Corpos de Bombeiros”, completa.

Nas competições foram realizadas provas de Biathlon e de mar – salvamento de vítima com rescue, salvamento de vítima com pranchão e corrida ao pé de pato (praia Central de Guaratuba), corrida à nadadeira (busca e salvamento com nadadeiras) e prova em piscina de revezamento, além de provas individuais (Iate Clube de Guaratuba).

No simpósio foram realizadas palestras com os temas “A correta escolha da proteção visual para o Guarda-vidas”, “Protetor solar, um indispensável acessório de segurança”, “O enquadramento jurídico da atividade de Nadador Salvador em Portugal”, “Registro, coleta e análise de dados na definição das características do incidente” e “Operação Enchente em Ribeirão Preto: Planejamento, Treinamento e Execução”.

O presidente da Sobrasa, coronel Joel Prates Pedroso, recebeu uma medalha da cidade de Sines/Portugal – onde nasceu Vasco da Gama – a qual foi enviada pelo Prefeito Municipal daquela localidade, Manoel Coelho, com a Carta de Foral elaborada em 1512, que atesta o passado histórico da região. Em seguida, o comandante do Corpo de Bombeiros, por sua vez, acompanhado da esposa Maria da Graça Marinho Martins, recebeu do Governo de Portugal, uma Comenda.

Participaram do evento, além do secretário Estadual da Segurança Pública – que foi homenageado pelo incentivo e investimentos despendidos ao Corpo de Bombeiros – coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, autoridades civis locais e de outras regiões, e a população em geral. “A homenagem ao secretário é devido aos incentivos às atividades do bombeiro no Estado, principalmente, na questão de treinamentos especializados e aquisição de equipamentos”, disse o major Carlos Alberto Mascarenhas, relações públicas do CBM.

O secretário especial do governo do Estado Carlos Augusto Moreira Junior também participou do evento, juntamente com militares como o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o chefe do Estado Maior e subcomandante da PM coronel Isaías de Farias, os coronéis Geraldo Domaneschi, Hércules William Donadello e Miguel Arcanjo Caprioti, além do Major Edmilson de Barros, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros.

Estiveram ainda presentes representantes especiais das marinhas Portuguesa e Espanhola, membros de arbitragem da Federação Espanhola de Salvamento aquático, a presidente da Cruzada Social Cosme e Damião do Paraná Carmem Lúcia Vieira Carstens, a Prefeita Municipal de Guaratuba Evani Cordeiro Justus, que também foi homenageada.

Resultado geral do IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

1º lugar – Paraná – 2.532 pontos