Corpo de Bombeiros forma 32 socorristas em Curitiba e RMC 16/10/2011 - 18:40
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
O Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) de Curitiba e parte da Região Metropolitana (RMC) conta com mais 32 socorristas formados nesta sexta-feira (14) pelo 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros (1°GB), da capital. Eles realizarão atendimento às vítimas de traumas que precisam de socorrimento especializado e transporte adequado aos hospitais. Outras turmas do mesmo curso estão se formando simultaneamente em outras regiões do estado.
“O Corpo de Bombeiros tem como objetivo aperfeiçoar o maior número possível de profissionais tempo em vista a realização da Copa do mundo de 2014”, explica o Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, Comandante do 1° Grupamento de Bombeiros. “Somente em nossa unidade 110 bombeiros já passaram por este curso, e pretendemos capacitar todos”, completa.
Também compuseram a turma integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Curitiba, Hospital da Polícia Militar (HPM) e da Policia Militar do Paraná (PMPR). “Todos estes profissionais seguem agora para suas unidades onde atuarão junto à comunidade prestando socorro em situações de trauma, serviço do Siate, como atendimento às vítimas de fraturas, quedas, hemorragias, queimaduras e choque elétrico”, descreve Pombo.
Os alunos receberam instruções e treinamentos direcionados a este tipo de atendimento no curso que durou quase três meses, e totalizou 465 horas/aula. “O comando do 1°GB parabeniza os formandos e lembra que todos são vencedores, já que para este tipo de profissão é preciso 100% de aproveitando, pois se lida com vidas”, lembra Pombo.
SIATE - O Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) foi implantado em Curitiba há 21 anos, e em São José dos Pinhais, no ano de 1996, há 15 anos. Neste período aproximadamente 30 mil atendimentos.
O serviço do SIATE é direcionado ao atendimento de vítimas de traumas, que podem ter sido ocasionados por acidentes de trânsito, atos de violência ou quedas, sendo que 70% das ocorrências estão ligadas aos acidentes de trânsito, 10% acidentes interpessoais (como agressão, ferimento por arma de fogo ou branca), 10% devido a quedas e 10% em atendimentos diversos, como queimaduras, acidente de trabalho, soterramento, entre outros.
Fotos: Cabo Daniel Meneghetti
Coronel Pombo
Formandos da turma de socorrista do Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros


