Corpo de Bombeiros realiza campanha educativa contra acidentes de moto 01/09/2011 - 10:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Estatísticas divulgadas pelo 6º Subgrupamento Independente (6º SGI) do Corpo de Bombeiros Militares, em Umuarama, apontam que 65% dos acidentes de trânsito que acontecem naquela cidade envolvem motociclistas. Somente até maio deste ano já foram registradas 255 ocorrências deste tipo. Nesse sentido, o 6º SGI realiza, na próxima semana, a segunda fase da campanha “Acidentes com moto: pare com isso”.

A primeira fase da campanha, que visa conscientizar os motociclistas e motoristas sobre as consequências dos acidentes de trânsito, aconteceu na rede pública estadual de ensino, envolvendo vários colégios de Umuarama. Nessa etapa os bombeiros militares vão aos Centros de Formação de Condutores (CFC – auto-escolas) para instruir, desde já, os motoristas e motociclistas em formação.

“Tentamos levar para os alunos a realidade dos acidentes realizando palestras, mostrando vídeos das ocorrências e falando sobre as fraturas, que muitas vezes são sérias, que acontecem nas colisões de moto”, salienta o Porta-Voz do 6º SGI, subtenente Marcos Bittencourt Barbosa. Em 2010 foram registrados 598 acidentes envolvendo motos, e a meta, com esta ação, é reduzir os índices.

“Temos que alertar as pessoas porque em acidentes com moto raramente o condutor sai ileso”, menciona o subtenente. Na primeira fase, as escolas e colégios que receberam as lições de educação no trânsito foram Monteiro Lobato, San Remo, Tiradentes, Padre Manuel da Nóbrega, Hilda Kamal, José Balan, Colégio Estadual Professor Padre Alberto Tomazin, Agrícola, Pedro II, Bento Mussurunga, Princesa Izabel e Ceebja, todos da rede estadual.

Fotos: 6 SGBI