Dia Nacional do Bombeiro 02/07/2021 - 08:32

O dia  02  de  Julho  foi  instituído  como  Dia  Nacional  do  Bombeiro  pelo  do  Decreto-Lei nº  35.309,  de  2  de  abril  de  1954.  A  escolha  dessa  data  homenageou  a  criação  do  Corpo Provisório  de  Bombeiros  da  Corte,  inaugurado  em  2  de  julho  de  1856,  no  Rio  de  Janeiro, sob  o  comando  do  Major  João  Batista  de  Morais  Antas.
Naquele  tempo  os  abnegados  homens  que  atuavam  neste  mister  eram  acionados pelo  badalar  de  sinos,  as  extinções  de  incêndios  eram  feitas  por  linhas  de  baldes contando  com  o  apoio  de  vizinhos  e  pessoas  que  se  apresentavam  para  ajudar.
Atualmente,  o  acesso  dos  cidadão  ocorre  pelo  fone  193,  24  horas  por  dia,  7  dias  por semana  durante  todo  o  ano,  ininterruptamente  e  conta  com  profissionais  altamente treinados  para  a  execução  dos  serviços  de  prevenção  e  extinção  de  incêndios,  buscas, salvamentos,  atendimento  pré-hospitalar  e  ações  de  defesa  civil.
Que  a  nossa  vocação  em  ajudar  o  próximo  e  o  comprometimento  de  ser  bombeiro militar,  sejam  propulsores  de  bons  exemplos  para  nossa  sociedade  e  instituições  em  todo o  país.

Parabéns  bombeiros militares por toda dedicação e profissionalismo!

Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, sempre perto de você.

Clique aqui e confira na íntegra a mensagem do Comandante do Corpo de Bombeiros nesse dia especial.