Formatura de 419 bombeiros militares no CBMPR 25/05/2023 - 20:15

Na manhã do dia 25 de maio de 2023, em frente ao Palácio do Iguaçu, ocorreu a formatura de 419 (quatrocentos e dezenove) alunos soldados do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar (CFP-BM), do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Os novos bombeiros militares iniciaram o CFP-BM no dia 8 de agosto de 2022 e durante 9 meses foram capacitados para atividades de combate a incêndios, salvamentos, buscas, atendimento pré hospitalar, segurança contra incêndio e panico, totalizando 1503 horas, sendo destas 84 horas dedicadas a estágios diversos, abrangendo  disciplinas fundamentais para a formação dos bombeiros militares.

A formação dos alunos ocorreu em diversas unidades operacionais e cidades do estado do Paraná, sendo elas: São José dos Pinhais ( CEI), Curitiba (1º GB) , Ponta Grossa (2º GB), Colombo (7º GB), Londrina (3º GB), Maringá (5º GB), Francisco Beltrão (10º GB), Apucarana (11º GB), Guarapuava (12º GB), Ivaiporã (1º SGBI), Pato Branco (2º SGBI), Umuarama (6º SGBI), Santo Antônio da Platina (7º SGBI), Cianorte (8º SGBI) e Paranavaí (9º SGBI), totalizando 19 pelotões.

O evento da formatura contou com a presença do Governador do Estado do Paraná, Exmo Sr. Carlos Massa Ratinho Junior e de sua esposa Luciana Azevedo Saito Massa, os quais , juntamente com outras autoridades civis e militares que  realizaram homenagens aos formandos.

Os três primeiros colocados do Curso foram agraciados, pelas autoridades presentes, sendo eles: Aluno 2ª Classe BM Raul José Mezzadri De Almeida, 1º Colocado (2ºGB Ponta Grossa), Aluno 2ª Classe BM Luiz Gabriel Belling, 2º Colocado (6º SGBI  Umuarama) e Aluno 2ª Classe BM Cauê Gaffo De Miranda, 3º Colocado (3º GB Londrina).

O Governador do Estado do Paraná também recebeu homenagens pelo Corpo de Bombeiros, onde lhe foi entregue um presente em agradecimento por todos os atos em prol da Corporação.

Todos os alunos receberam suas novas divisas que os identifica agora como soldados e fizeram o juramento do Soldado Bombeiro Militar, prometendo defender com o sacrifício a honra, a integridade e instituições.

No discurso proferido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, o Cel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior recebeu os novos soldados do Corpo de Bombeiros dando boas vindas a família dos Bombeiros do Paraná, do Brasil e a do mundo, enalteceu a recente emancipação e evolução do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, e agradeceu o governo por possibilitar a formação dos militares e todos as ações que tem realizado pelo crescimento do Corpo de Bombeiros.

Discursaram também a Prefeita de Ponta Grossa, Exma. Sra. Elizabeth Schimidt , Dep. Estadual Exmo. Sr. Soldado Adriano José,  o  Secretario de Estado da Segurança Pública Exmo. Sr. Cel. Hudson Leôncio Teixeira, e o Governador do Estado do Paraná, Exmo Sr. Carlos Massa Ratinho Junior os quais enalteceram a importância da chegada desses novos integrantes à corporação.

A presença da banda da PMPR abrilhantou o evento do início ao fim.

Por fim ocorreu o desfile da tropa, em continência às autoridades e por fim os tradicionais fora de forma  e banho com a mangueira, que encerram a solenidade com emoção e a vibração dos novos bombeiros.