Formatura do Curso de Socorrista - Turma 2021 29/07/2021 - 18:27

Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizada a Solenidade de Formatura do Curso de Formação de Socorrista - Turma 2021, nos núcleos regionais do Corpo de Bombeiros. Em Curitiba, a solenidade ocorreu no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros e foi transmitida nas mídias sociais da Instituição.

A solenidade contou com a presença das seguintes autoridades: pelo Corpo de Bombeiros o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Gerson Gross, do Subcomandante do Corpo de Bombeiros e Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Cel. Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, do Comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros, Coronel Gilberto Gavlovski, do Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Ten.-Cel. Fernando Ferreira Machado, do Chefe da Coordenadoria Estadual do SIATE Major Marcos Adolpho Frederick Moro Galeazzi, e do Comandante do Centro de Ensino e Instrução Major Eduardo José Slomp Aguiar e representando a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, o senhor Diretor Geral  Dr Nestor Werner Junior, além de  oficiais, praças, médicos e enfermeiros responsáveis pela formação dos novos socorristas.

O Curso de Formação de Socorrista foi realizado nas regionais do Corpo de Bombeiros e contou com a parceria da Escola de Saúde Pública do Paraná, da Secretaria de Saúde. Formou 114 novos bombeiros militares socorristas que atuarão em todo Estado nas ambulâncias do SIATE.

O curso teve duração de 3 meses e sua formação se deu no modelo híbrido, nos núcleos regionais de Bombeiros em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Gerson Gross, esta é a primeira grande turma de formação de socorristas, foi possível graças a parceria com Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde e é a primeira de cinco turmas que serão formadas nos próximos 3 anos por todo o Estado. O Comandante também frisou a importância de especializar cada vez mais os bombeiros militares da Instituição para atendimento à sociedade paranaense.

Para o Cel. Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, disse que o curso de socorristas é um marco para as Instituições envolvidas e engrandece as atividades, faz um diferencial na missão do Bombeiro Militar de salvar vidas e lembra que fez parte da 1º turma de oficiais socorristas e sente-se orgulhoso em ostentar este distintivo em seu fardamento.

O Diretor da SESA, Dr Nestor Werner Junior, disse que é muito importante o uso da Escola de Saúde como meio de formação e é muito gratificante contribuir com a formação dos novos socorristas e estreitar a parceria da Secretaria de Saúde com o Corpo de Bombeiros.

Os novos socorristas serão distribuídos nas unidades operacionais para imediatamente iniciarem suas atividades como partes integrantes do atendimento nas ambulâncias do SIATE.