Governador entrega caminhão de combate a incêndios para Santa Terezinha de Itaipu 26/09/2009 - 14:30

O governador Roberto Requião entregou, na manhã desta sexta-feira (25), para os bombeiros em Santa Terezinha do Itaipu, uma viatura ABTR (auto-bomba-tanque-resgate), no valor de R$ 422 mil. O veículo faz parte da nova frota distribuída em todo o Estado, por meio do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Estamos construindo redes de segurança civil. Junto com esses caminhões, estamos reequipando o Corpo de Bombeiros e contratando mais efetivo para atender a população com agilidade e rapidez”, ressaltou Requião.

Até o final do ano, com investimentos superiores a R$ 13 milhões, todas as unidades do Corpo de Bombeiros estarão equipadas com pelo menos uma viatura, com capacidade para 4,5 mil litros de água, e equipamentos para resgate de vítimas de acidentes de trânsito. Novos caminhões já estão em operação em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, e dois em Curitiba. Na quinta-feira (24), foram entregues os veículos em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas.

CONCURSO – A realização de um concurso público para a contratação de 2 mil policiais, sendo 500 bombeiros, também foi anunciada pelo governador. “Quartel de bombeiros não é o prédio, nem o caminhão. A estrutura só se transforma em sistema quando tem alma e a alma destes pequenos e grandes quartéis são os soldados”, destacou.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, os investimentos em pessoal, nos últimos anos, foram destaque nacional na área. “Renovamos, em aproximadamente 40%, nosso efetivo com a contratação de 8,5 mil policiais. Somos exemplo de capacitação e treinamento. Nunca se investiu tanto em qualificação de policiais.”

“O Ministério da Justiça aponta o Estado como o que mais investe em segurança, proporcionalmente à população. Compramos 7 mil veículos para o trabalho policial e um helicóptero para o Corpo de Bombeiros. Montamos aqui, na fronteira, uma companhia operacional de combate ao crime, a Força Alfa”, enumerou.

COMUNITÁRIO – O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Washington Rosa, lembrou dos investimentos realizados para desenvolver o projeto Bombeiros Comunitários. “Entregamos 50 postos de bombeiros comunitários, dois regulares e, até o final do ano, construiremos mais 25”, anunciou.

Nesta parceria com as prefeituras, o governo estadual fornece equipamentos e financia a construção de prédio, enquanto os municípios garantem mão de obra. O programa foi formulado para todas as cidades com mais de 50 mil habitantes e o Corpo de Bombeiros oferece toda orientação necessária.

OBRAS – Para a prefeita de Santa Terezinha do Itaipu, Ana Carlessi, os recursos destinados à segurança dos moradores são prova do comprometimento do governo com a qualidade de vida das pessoas. Segundo ela, as ações neste sentido se refletem também em obras recentes realizadas na cidade.

“Neste ano, tivemos a construção de uma quadra coberta no colégio estadual Ana Benedeti, mais de 770 famílias do Bairro Santa Monica receberam rede de esgoto, temos a ClÍnica da Saúde da Mulher, a liberação da reforma do Colégio Carlos Coimbra e vamos contar, em breve, com uma Biblioteca Cidadã no bairro dos Estados”, contou ela.

Também estavam presentes o vice-prefeito da cidade, Vilson Puhl; o presidente da Câmara, Antonio Luis Bendo; o secretário especial de governo Luis Mussi e o secretário-chefe de gabinete Carlos Augusto Moreira Filho; o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes da Silva; o deputado estadual Dobrandino da Silva; o prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jorge Luis Thais Martins. Foto Everson Bressan-AENotícias