Governador entrega caminhões do Corpo de Bombeiros no Sudoeste e Sul do Paraná 25/09/2009 - 14:00

O governador Roberto Requião entregou, nesta quinta-feira (24), três caminhões ABTR (Auto-Bomba-Tanque-Resgate) do Corpo de Bombeiros para atender 32 municípios nas regiões Sudoeste e Sul do Paraná. Cada viatura possui capacidade para 4.500 litros de água e custou R$ 422 mil. As entregas foram feitas nas cidades de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas.

“O Corpo de Bombeiros deu um salto extraordinário nos últimos anos. Esses caminhões são essenciais ao combate a incêndios, equipamentos que vão trazer, com eficiência, mais segurança à população dessas cidades”, ressaltou Requião.

“Junto com esses caminhões, estamos reequipando o Corpo de Bombeiros, ampliamos significativamente o atendimento do Siate e estamos levando o projeto do Bombeiro Comunitário para 75 municípios do Paraná até o final do ano”, acrescentou o governador.

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse que o Paraná é o estado que mais investe em segurança pública em relação à capacidade econômica-financeira, ao orçamento e à população.

“Estes investimentos simbolizam os outros tantos que foram feitos desde 2003 nesta que é hoje considera a melhor instituição de Corpo de Bombeiros do país, seja por causa dos modernos equipamentos, seja pela capacidade de sua corporação”, afirmou Delazari.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Martins, o caminhão entregue para Francisco Beltrão vai atender 23 cidades. Já o veículo de Dois Vizinhos outros sete municípios. O caminhão de Palmas duas cidades vizinhas. “As viaturas serão utilizadas em diversas atividades. Além do combate a incêndios, são usados em salvamentos e resgates”, explicou.

Ao todo o Governo do Paraná vai entregar 31 novos caminhões do tipo ABTR. Destes, já estão em operação um veículo em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, e dois em Curitiba. “Foram aplicados mais de R$ 13 milhões na compra dessas viaturas. Assim todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão equipadas com pelo menos um caminhão ABTR”, acrescentou Martins.

BOMBEIRO COMUNITÁRIO – Durante a entrega dos veículos o chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Washington Rosa, reforçou que o programa Bombeiro Comunitário vai chegar a 75 municípios até o final de 2010.

O programa é uma parceria entre o estado e as prefeituras para atender municípios com mais de 50 mil habitantes que não possuem estrutura do Corpo de Bombeiros. O Governo entrega um caminhão, financia o prédio do quartel e garante o treinamento dos funcionários contratados pelo município.

“Garantimos assim qualidade aquele primeiro atendimento em um acidente, incêndio ou outro tipo de situação do gênero. Atualmente estamos com 50 cidades e estamos implantando o programa em outros 25 municípios”, detalhou o coronel.

Os caminhões fazem parte do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros do Paraná, iniciado em 2008. O Governo do Paraná já investiu, por meio do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (Funcb), mais de R$ 22 milhões na aquisição de viaturas, equipamentos e materiais operacionais e administrativos.

PREFEITOS - O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, lembrou que a nova viatura vai garantir mais segurança à cidade, que tem apresentado um alto índice de crescimento nos últimos anos. “O caminhão vem fortalecer ainda mais a estrutura do Corpo de Bombeiros, que trabalha de forma irrepreensível aqui na região”.

Já o prefeito de Dois Vizinhos, José Luiz Ramuski, classificou o caminhão como um “magnífico presente para a cidade e para a região de Dois Vizinhos”. Além da nova viatura dos Bombeiros, Ramuski recebeu o anúncio de que o município vai ganhar nas próximas semanas quatro ônibus destinados exclusivamente ao transporte escolar. “Estamos entregando ônibus para quem mais precisa. Por isso, a cidade aqui vai receber quatro”, disse o governador Requião.

O prefeito de Palmas, Hilário Andraschko, também agradeceu o empenho do governador no processo de federalização da Unics e disse que a prefeitura quer estabelecer convênios e investimentos em conjunto com o estado para retomar o crescimento da cidade. “Vamos juntos fazer Palmas voltar a crescer como há muito tempo não cresce”.

Também participaram dos eventos o secretário-chefe de gabinete, Carlos Moreira, os deputados estaduais Luciana Rafagnin, Luiz Litro, Nereu Moura, Caíto Quintana, o bispo Dom Agostinho José Sartori e outras lideranças das cidades e da região.