Governador participa da troca de comando do Corpo de Bombeiros 29/12/2009 - 10:00

O governador Roberto Requião participou nesta segunda-feira (28), em Curitiba, da troca de comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O coronel Jorge Tais Martins transmitiu o cargo para o coronel Geraldo Domaneschi. Martins encerra sua carreira de 37 anos no Corpo de Bombeiros. “Nós nos destacamos pela qualidade, pelo atendimento, pelos cursos que oferecemos aos nossos oficiais. É um comando perfeito. O Coronel Martins marcou sua passagem pelo reequipamento do Corpo de Bombeiros e pela fantástica criação do Bombeiro Comunitário”, ressaltou Requião.

“Multiplicamos várias vezes a capacidade de atuação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Isso vai continuar assim. Tínhamos dois grandes nomes para assumir o comando do Corpo de Bombeiros. Foi uma escolha difícil. O coronel Domaneschi assume hoje como comandante e o coronel Ercules Donadello, outro oficial excepcional, assume como chefe do estado-maior. Teremos o melhor comando possível aqui no Paraná”, afirmou o governador.

A solenidade foi realizada no Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, autoridades civis e militares. Durante a solenidade, Requião também assinou a promoção de quatro oficiais da Polícia Militar do Paraná.

O novo comandante recebeu a medalha major Fabriciano do Rego Barros. A comenda é destinada aos oficiais que desempenham ou desempenharam a função de comandante do Corpo de Bombeiro e possui as inscrições: “Vidas alheias, riquezas a salvar”. “O Corpo de Bombeiros teve um crescimento muito grande nos últimos anos. Tivemos um salto na modernização dos equipamentos. A nossa meta para os próximos anos é investir em viaturas especializadas em resgate”, disse Domaneschi.

“O novo comandante vai acrescentar muito ao Corpo de Bombeiros do Paraná. Domaneschi completou 33 anos de carreira. Atuou nas unidades de Maringá, Cascavel, Umuarama e Curitiba. Tenho certeza que o processo de modernização da instituição e o sucesso de atendimento que temos tido vão continuar”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.

O Corpo de Bombeiros está presente em 49 municípios. Diariamente, são atendidas mais de 400 ocorrências em todo o Estado pela corporação. De acordo com o coronel Martins, a instituição conta com estrutura moderna, pessoal treinado e capacitado. “O Governo do Estado não mediu esforços nos últimos anos para que possamos sempre melhor atender a comunidade. Levarei comigo a honra de ter participado do Corpo de Bombeiros”, disse Martins.

Até 2010, o Paraná terá 123 municípios com unidades de bombeiros militares e comunitários, mais de 7,9 milhões de paranaenses cobertos pelo serviço. “Com o Bombeiro Comunitário foi ampliada a cobertura do atendimento emergencial em caso de incêndios e acidentes. O governo do Paraná entrega o caminhão e cede o projeto arquitetônico para o posto de bombeiros, além de financiar a construção da edificação”, destacou Martins.

DESPEDIDA - Jorge Tais Martins comandou o Corpo de Bombeiros de junho de 2007 a dezembro de 2009. Foi subcomandante dos bombeiros e, entre outros cargos, já comandou o Primeiro Grupamento dos Bombeiros de Curitiba e o Corpo de Bombeiros do litoral do Estado. Ele encerra sua carreira de 37 anos na Polícia Militar.

Fotos: Levy Ferreira - AENotícias

Fotos: Sargento Daniel Macena