Governo do Estado entrega em Ibiporã caminhão de bombeiros 16/11/2009 - 09:50

O vice-governador Orlando Pessuti entregou nesta sexta-feira-feira (13) um caminhão de bombeiros para a população de Ibiporã, no Norte do Paraná. O veículo faz parte da frota de 31 viaturas distribuídas em todo o Estado através do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros, que já investiu R$ 22,3 milhões na aquisição de viaturas e equipamentos, e melhoria de infraestrutura.

“Nosso compromisso é com todo o Paraná na questão de estruturarmos e fortalecermos o Corpo de Bombeiros. Como esse, são dezenas de caminhões que estamos entregando pelo Estado”, disse Pessuti.

O caminhão é equipado com o sistema ABTR (Auto-Bomba-Tanque-Resgate), com capacidade para 4.500 litros. O veículo atenderá também a Defesa Civil, para o pronto-atendimento de qualquer emergência. Pode ser utilizado para atividades preventivas, combate a incêndios, salvamentos e resgate de vítimas. Segundo o governo do Paraná, todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão equipadas com pelo menos um caminhão como este.

Para o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, o novo caminhão vai atender melhor as demandas da cidade e dos municípios vizinhos. “É uma satisfação receber do governo do Estado um caminhão desta qualidade. São R$ 420 mil que vêm agregar ao patrimônio do pelotão do Corpo de Bombeiro, trazendo mais segurança, mais tranqüilidade e mais condições para o bombeiro exercer sua profissão”, afirmou.

O comandante do 3° Grupamento de Bombeiros – Ibiporã, coronel Geraldo Domaneschi, disse que o veículo irá auxiliar muito nas operações de atendimentos a população da cidade e dos municípios vizinhos. “A entrega desse caminhão representa a preocupação e o comprometimento que o governo do Estado tem com todos os municípios. Recebemos hoje um caminhão de primeiro mundo, um veículo desse padrão você vai encontrar em vários lugares do Brasil e da Europa”, destacou o coronel.

O vice-governador reforçou a qualidade do veículo. “Este caminhão representa o que há de mais moderno no Brasil. Esperamos com esse veículo, com essa estrutura de trabalho para o Corpo de Bombeiros aqui de Ibiporã possamos fazer um trabalho cada dia melhor. É o Corpo de Bombeiros se reestruturando no Paraná, sem falar no trabalho fantástico que temos feito do bombeiro comunitário, que é uma nova estrutura de ação que nós desenvolvemos para auxiliar o bombeiro militar”, destacou.

Fotos: Carlos Soares - AEN