Governo reforça a segurança com mais 2.500 policiais e bombeiros 29/05/2014 - 10:40

A segurança pública do Paraná ganha o reforço de mais 2.500 novos policiais e bombeiros militares.
Nesta quarta-feira, o governador Beto Richa apresentou os mais de 900 policiais e bombeiros que vão atuar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.
Os demais irão para as regiões de Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. Os novos profissionais concluíram a formação acadêmica e já irão para as ruas.
Durante cerca de três meses atuarão acompanhados por profissionais mais experientes.
De acordo com o governador essa é a continuidade à política adotada desde o começo do governo para reforçar a Segurança Pública no Estado.
O aumento do efetivo policial está entre as ações do programa Paraná Seguro.
Desde 2011 e até o final deste ano, o Paraná terá contratado cerca de dez mil novos profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica.
Destes, 8.500 são policiais e bombeiros militares. Em média, o índice de homicídios caiu em vinte por cento no Estado no ano passado.
Em Curitiba, a queda no número de homicídios foi de 29,3 por cento em 2013, comparado a 2010.
Na Região Metropolitana a redução foi de 27,1 por cento no período. O secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, explicou que os novos profissionais são formados pela Academia da Polícia Militar no Guatupê, que é referência no Brasil.
Segundo o secretário, com esvaziamento das cadeias e mais policiais nas ruas, a sensação de segurança aumenta e a taxa de criminalidade, que já vem caindo, deve diminuir ainda mais.
O chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, ressaltou que, a partir de agora, a preparação operacional dos novos soldados obedece a diversos critérios, que incluem o trabalho nas ruas com o acompanhamento de policiais experientes.
Na solenidade que aconteceu em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa também entregou cinco novas viaturas para o Batalhão da Polícia Rodoviária, adquiridos em parceria com a concessionária Ecovia, para o reforço da segurança das rodovias do Litoral paranaense.
O Corpo de Bombeiros também recebeu cinco caminhões para o combate a incêndios, busca e salvamento de vítimas em ferragens que serão utilizados em Curitiba e Região Metropolitana.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior, esse é um investimento primordial, uma vez que a atividade do Corpo de Bombeiros depende muito do equipamento disponível.
De acordo com o coronel Juceli, esses cinco veículos fazem parte de um lote de trinta novas viaturas que o Corpo de Bombeiros receberá até o fim deste ano.
Repórter: Camila Barbieri