Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa completa 70 anos 21/09/2009 - 10:50

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa (Campos Gerais) completou recentemente 70 anos de existência com excelente atendimento à comunidade. Denominado 2º Grupamento, a unidade atende além da cidade, outros 60 municípios vizinhos com serviços de combate a incêndios, salvamento, busca, resgate e socorrismo, entre outros. “Somente em 2008 foram atendidas 14.353 ocorrências, das quais 5.377 eram pré-hospitalares, atendidas pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (SIATE), garante o tenente-coronel Claudio Luiz Zanlucas, comandante da unidade.

Além disso, segundo ele, também foram efetuadas 13.842 vistorias preventivas, no ano passado. Ponta Grossa foi terceira cidade paranaense a dispor dos serviços organizados do Corpo de Bombeiros. O Brasil ainda era governado por Getúlio Vargas e passava pelo Estado Novo quando, em 13 de agosto de 1939, foi instalada a unidade, em um quartel próprio. “O prefeito da cidade era Albari Guimarães e o Paraná era governado pelo pontagrossense, então interventor, Manoel Ribas”, conta Zanlucas.

Dois dias antes da instalação do Bombeiros em Ponta Grossa, foi realizada uma demonstração com um carro-bomba-tanque, em uma rua central da cidade. Participaram, pela grandiosidade do espetáculo, diversas autoridades municipais e grande parte da população, pois ser tratava de uma ação inédita. “No início, o grupamento contava somente com dois caminhões de a incêndios”, disse o tenente-coronel.

Até que um incêndio a um supermercado, em 16 de março de 1972, obrigou a unidade chamar reforço de Curitiba a fim de controlar a situação. “Isso contribuiu para que toda a comunidade e governos despertassem no sentido de unir esforços para melhorar o grupamento. Nascia assim, em nossa cidade, a fórmula que marcaria uma nova era na vida da Corporação.

Leis foram criadas, as quais autorizavam o Poder Executivo de Ponta Grossa a firmar convênio com o Estado do Paraná, através da Secretaria de Segurança Pública e a criação do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM). “Com isso o 2º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros pode reequipar-se convenientemente para atender às necessidades da Região dos Campos Gerais”, garante o comandante.

Os trabalhos, que inicialmente se restringiam ao combate de incêndios, foi se expandindo devido às demandas e, hoje, atua no salvamento, não só de pessoas, mas também de animais. Além disso, a unidade especializou-se em salvamento terrestre, em altura e posteriormente, em ambiente aquático.

EQUIPAMENTOS - No início o Corpo de Bombeiros, de todo Estado, atuava apenas com a farda, um par de botas e um capacete, que pouco protegiam. “Mas graças aos investimentos do governo hoje esses profissionais atuam em segurança, utilizando-se de capacete que protege a cabeça, o rosto e o pescoço, luvas e botas. Isso tudo, juntamente, com os equipamentos de proteção respiratória, permitem uma aproximação segura ao fogo”, relata Zanlucas.

Também para salvamentos verticais e aquáticos o grupo conta com equipamentos modernos e de alta tecnologia como aparelhos para descida e subida em edifícios, montanhas, guarda-sóis, protetores solares para pele, bonés e óculos escuros. Com relação aos acidentes com produtos perigosos, O Corpo de Bombeiros possui equipamento específico de proteção.