“Guarnição Branca” coloca oficiais do Corpo de Bombeiros nas ruas da capital 10/10/2011 - 07:10

Por Marcia santos
Jornalista PMPR

Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros realizou da sexta-feira (07) para o sábado (08), na capital paranaense, a chamada “Guarnição Branca”, na qual os serviços operacionais dos principais quartéis da unidade são realizados por oficiais, os quais substituem as praças neste momento. Esta ação é uma das atividades comemorativas aos 99 anos do Corpo de Bombeiros, comemorados neste sábado (08). 

“Neste dia os oficiais saem de suas seções administrativas, e vão para as ruas atender a população em todos os seus chamados; são 24 horas ininterruptas a serviço da comunidade. Sargentos, cabos e soldados que diariamente estão exercendo esta tão nobre missão ganham um dia de merecido descanso”, conta o Comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Hércules Willians Donanello.
 
A idéia da “Guarnição Branca” foi criada no Rio de Janeiro, já se tornou uma tradição de vários anos naquele estado, e também foi instituída em outras unidades de Corpos de Bombeiros do Brasil. Quando isso acontece, todas as ocorrências típicas da atividade bombeiro-militar, definidas pela Constituição Estadual – atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, buscas, salvamentos e socorros públicos – são atendidas pelos oficiais.

Na capital paranaense, a “Guarnição Branca” foi realizada pelos oficiais pertencentes ao 1° e 7° Grupamento de Bombeiros, que assumiram a responsabilidade sobre as ocorrências, durante o período de 24 horas que antecedeu o aniversário do Corpo de Bombeiros.

“A atividade contou apenas com os oficiais de todos os Postos (do Coronel mais antigo ao Aspirante a Oficial recém chegado) que assumiram a escala de serviço e atenderam as ocorrências, tendo os mesmos deveres e obrigações, daqueles que com carinho e dedicação o fazem no estado inteiro, durante os outros 364 dias do ano, as praças”, explicou o Comandante do Primeiro Grupamento de Bombeiros Luiz Henrique Pombo do Nascimento.

Para o Comandante do Sétimo Grupamento de Bombeiros Tenente-Coronel Ricardo Silva “é uma forma singela de demonstrar àqueles que comandamos, que sentimos o que eles sentem, que respeitamos o que por eles é feito, e principalmente termos a oportunidade única de retornar a atividade operacional, trazendo para os nossos gabinetes de comando informações importantíssimas para a boa gestão de nossos grupamentos”, disse.

Os oficiais foram distribuídos nos quartéis Central, Portão, Cabral e Santa Felicidade. Eles ocuparam as viaturas de combate a incêndio, salvamento e as de socorro público. 


Fotos: Cabo Manoel Gomes

 

                                                                          Tenente-Coronel Ricardo Silva
 
     

 


  

                                                                           Tenente-Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento