INSTRUÇÃO COM CÃES DE SALVAMENTO - GOST 22/03/2012 - 10:10

     O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) realizou nos dias 20 e 21 de março uma instrução com cães de busca, no Salto do São Jorge na região dos Campos Gerais, município de Ponta Grossa-PR.

      As instruções abrangeram desde rapel para ambientação dos animais ao ambiente vertical, até mesmo Busca de Vítimas em Escombros (estruturas colapsadas) e rastreio.

      Pela sua mobilidade e faro, o cão treinado para a busca e salvamento de vítimas complementa o trabalho dos aparelhos de detecção eletrônicos, e muitas vezes, supera-os.

      O Corpo de Bombeiros através do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), atualmente utiliza cães da raça Bloodhound, Pastor Alemão e Labrador.

     As atividades técnicas e táticas de preparação em cinotecnia e o emprego de cães farejadores, obedecem a um rigoroso critério de seleção, incluindo no tocante aos condutores, avaliações de firmeza, paciência e entusiasmo. É necessário, também que o cinotécnico envolvido tenha dedicação exclusiva a tal atividade.

     Já os animais devem demonstrar características e pré-requisitos fundamentais para atividade. Qualquer cão pode ser um potencial candidato, independentemente da raça e do sexo, desde que tenha uma boa predisposição para o trabalho, um caráter equilibrado, sociável, boa saúde, que seja ágil e que goste bastante de brincar. Canalizar e dirigir as suas atitudes, potencializar as suas qualidades são dois trunfos que um bom Cinotécnico tem para desenvolver no futuro cão de Busca e Salvamento.

      A raça mais usada para o resgate é, ainda, o Pastor Alemão, embora cada vez mais sejam adotadas outras raças, como os Labradores, Golden Retriever, Pastor Belga Malinois, Border Collie, Schnauzer, entre tantas outras.

      Hoje o Canil do Grupo de Operações de Socorro Tático, tem a sua disposição cães destinados a buscas nas técnicas de rastreio e de venteio. Mais precisamente a técnica de rastreio, significa que um cão está apto a, quando apresentado um determinado odor a ele, o mesmo vem a ignorar os demais odores e segue o rastro do odor apresentado até sua fonte principal (vítima), nesse momento o mesmo desprende um vigor físico muito alto, devendo tal técnica ser aplicada com o cão preso a uma guia, um cão com fácil adestramento e excelente desenvolvimento para tal fim é o Bloodhound, devido a suas características de faro e resistência física, podendo seguir a trilha de uma vítima por mais de 2 quilômetros e quanto mais avançamos seu treinamento seu rendimento aumenta consideravelmente adquirindo inclusive a aptidão de realizar buscas com horas ou até mesmo dias após o desaparecimento da vítima.

      Já na técnica de venteio, o primeiro passo na formação de um cão de busca é fazer o animal entender que, confiando no seu olfato e perseguindo um determinado o ele consegue encontrar o objeto (ou pessoa) que ele gosta, deixando assim esta ação prazerosa para o cão, neste método o cão trabalha solto ganhando assim liberdade (autonomia), realizando busca entorno do seu condutor em um raio de aproximadamente 200 metros, e vai avançando conforme movimentação do mesmo, as raças mais utilizadas são os cães pastores e labradores.

GALERIA DE IMAGENS