Legislativo de Foz do Iguaçu presta Moção de Aplauso para o 9º Batalhão de Bombeiro Militar 27/06/2025 - 10:50
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou a Moção de Aplausos n.º 05/2025 na manhã desta quinta-feira, 26, durante sessão ordinária da Casa. A Moção de autoria do vereador Dr. Ranieri (Republicanos) é dedicada à Unidade de Atendimento ao Público do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, em reconhecimento ao salvamento feito pelos socorristas do Samu a bebê Nicole, vítima de afogamento em 18 de fevereiro.
“Há alguns meses, um verdadeiro milagre aconteceu em Foz. Uma criança de apenas um ano e quatro meses caiu em uma piscina e teve o coração paralisado. Para muitos, aquele seria o fim, mas movida pelo amor e pela urgência do socorro, a família encontrou um grupo de profissionais que atuam com excelência e espírito de equipe. O mesmo espírito que move um soldado a enfrentar o fogo ou um médico a operar por 20 horas seguidas, e que transforma seres humanos em guardiões da vida”, declarou o vereador proponente, Dr. Ranieri.
O Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militares, Edson Leonel Rodrigues, discursou em nome de todos os envolvidos. “Desde 1912, nossa instituição caminha rumo ao desenvolvimento, acompanhando as transformações da sociedade e oferecendo um serviço público de qualidade. Hoje, em especial, é preciso destacar o papel fundamental dos militares que, em fevereiro de 2025, atuaram em conjunto para salvar a pequena Nicole”.
Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento, secretários municipais e representantes do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), Colégio da Polícia Militar, Força Aérea Brasileira, Casa Civil, Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar e Superintendência de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional.
O efetivo do 9º Batalhão de Bombeiro Militar se fez presente e o Tenente-Coronel Charles Elias de Oliveira representou o Comandante do 3º CRBM, Coronel Antonio Schinda, entregando as Medalhas de Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma em Emergência concedidas pelo Comandante-Geral do CBMPR ao Cabo QPBM Jairo André da Silva e à medica da VIR/SAMU Sâmela da Silva Oliveira, que trabalharam no atendimento.
A ocorrência
No fim da tarde do dia 18 de fevereiro de 2025, um casal chegou desesperado na sede do 9° Batalhão de Bombeiro Militar com sua filha pequena de 1 ano e quatro meses no colo, a qual havia se afogado na piscina de sua casa, onde ficou cerca de seis minutos submersa. A PM apoiou a família no deslocamento pelo trânsito até a chegada ao quartel de Bombeiros da Vila A.
A criança foi rapidamente atendida pelos bombeiros de plantão que iniciaram as manobras para reversão do afogamento. Em um esforço técnico, logístico e, sobretudo, humano, bombeiros, policiais e profissionais do SAMU empreenderam uma verdadeira missão pelo retorno à vida do bebê.
Durante a intervenção, outros bombeiros chegaram e assumiram funções no rodízio para a execução das massagens de reanimação, já que o processo é especialmente delicado em uma criança. A viatura de intervenção rápida (VIR) do SAMU com a médica, também foi acionada na ocorrência. O processo de reanimação durou, aproximadamente, 40 minutos e foi encerrado quando os sinais da criança apresentaram condições para o transporte ao hospital.
O transporte do bebê foi acompanhado pelo médico e escoltado por mais 3 viaturas do Corpo de Bombeiros. A criança foi entregue no Hospital Municipal com vida e, segundo o retorno que tivemos agora a noite, a criança está estável e aguarda transferência para o Hospital Costa Cavalcanti/Itamed.
Aproximadamente 20 bombeiros que se dividiram entre manobras, isolamento e acompanhamento para transporte. A ocorrência pela vida da pequena, mobilizou grande parte do efetivo.










































