Nova sede do 7ºGB é inaugurada em Colombo 19/10/2023 - 14:42

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) inaugurou nesta quinta-feira (19), com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, seu terceiro novo quartel no ano. Localizada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a edificação será a sede administrativa do 7º Grupamento de Bombeiros – que abrange 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Operacionalmente, o local ficará responsável por atender ocorrências de Colombo e outras cinco cidades: Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná e Adrianópolis.

A construção conta com salas para os setores administrativos e operacionais, atendimento ao cidadão, academia de musculação, além de uma torre de salvamento. Ao todo, a área construída ocupa 1,5 mil m². Os R$ 6,4 milhões investidos na obra vieram de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram entregues na cerimônia 20 viaturas – uma ambulância e 19 caminhonetes – para uso da instituição.

“Essa inauguração representa muito para nós. Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná consegue colocar em Colombo uma sede de grupamento de bombeiros, aumentando a quantidade dos nossos homens aqui: um efetivo de aproximadamente 170 bombeiros”, afirmou o comandante-geral da Corporação, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. “Conseguimos então ampliar os nossos atendimentos aqui com essa nova sede, a segunda maior do estado do Paraná”, complementou. Até então, Colombo vinha sendo atendida por duas unidades de postos de bombeiros e a sede do 7º GB ficava em Curitiba.

“O 7º GB já vem fazendo um grande trabalho, mesmo estando até então em um espaço que não tem toda essa estrutura. Isso nunca diminuiu a eficiência e o trabalho deles. Agora, terão uma nova condição de trabalho, efetivo com 170 bombeiros, novos equipamentos, novos veículos. Vai ajudar muito a região”, reforçou o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que completou 111 anos dia 8 de outubro, e em dezembro comemora seu primeiro ano como instituição desvinculada da Polícia Militar, tem recebido muitos investimentos do governo do estado. É o que destacou o governador Ratinho Junior na solenidade. “É um dia de muita alegria para o nosso Corpo de Bombeiros, com a terceira sede que inauguramos em 2023. Contratamos também 400 novos bombeiros, ampliamos a infraestrutura, tanto de sede, como de viaturas. São mais 19 para o Corpo de Bombeiros; além de quase 90 do Siate, onde fizemos uma renovação da frota muito grande”, afirmou, durante a cerimônia.

Veículos – As 20 viaturas entregues nesta quinta-feira custaram pouco mais de R$ 6 milhões. São 9 caminhonetes Mitsubishi L-200 adquiridas por meio de recursos próprios do Corpo de Bombeiros e 10 caminhonetes Ford Ranger compradas com apoio de emendas parlamentares de deputados federais. Os dois modelos serão aplicados na atividade operacional, servindo para ações de busca e salvamento. Foi entregue ainda uma ambulância, que será utilizada pelo 7º GB. Das 19 caminhonetes, outras três também devem ficar na sede recém-inaugurada. As outras 16 serão distribuídas para unidades de todo o estado.

Novas sedes – O primeiro quartel a sair do papel em 2023 foi o do 1° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Ivaiporã, cuja atuação abrange os municípios de Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas e São João do Ivaí. Com um investimento de R$ 8,5 milhões, o local tem área construída de pouco mais de 2 mil m². A estrutura é dividida em três blocos de dois pavimentos cada, equipados alojamentos para os profissionais, com a inclusão de um alojamento feminino, salas de aula e reunião, cozinha, refeitório, academia e piscina para treinamentos de mergulho.

Mais tarde, em setembro, foi a vez de Foz do Iguaçu receber o maior e um dos mais modernos quartéis da Corporação. A sede do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros tem 5,8 mil m² e custou R$ 27,5 milhões em recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O espaço centraliza o serviço administrativo e operacional de 11 municípios da região Oeste - Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste.

O prédio abriga inclusive a Central de Gerenciamento das chamadas de emergência da região. A estrutura tem ainda salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, alojamentos com garagem e espaço para armazenar veículos e equipamentos, bem como realizar a manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.