Operação “Prevenção Aquática” tem início no feriado da independência 03/09/2021 - 09:14

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizará neste feriado da Independência, a Operação “Prevenção Aquática”, que ativará 25 postos de Guarda-Vidas nos principais balneários do Estado para oferecer mais segurança aos banhistas.
Os postos de Guarda-Vidas estarão no litoral e, também, em outras regiões do estado com grande previsão de número de banhistas.

Nas praias dos municípios litorâneos, a operação terá início no dia 04 (sábado), estendendo-se até a quarta-feira,(08). Além da continuidade de atendimentos dos serviços emergenciais de combate a incêndio e atendimento Pré- Hospitalar, o Corpo de Bombeiros colocará à disposição 16 Postos de Guarda-Vidas (PGV), específicos para a prevenção e atendimento aos eventuais casos de afogamento.

Serão ativados Postos de Guarda- Vidas nas seguintes regiões:

LITORAL PARANAENSE
Paranaguá (Ilha do Mel): PGV Encantadas e PGV Praia de Fora;
Pontal do PR: PGV Leste II, PGV Ipanema II, PGV Shangrilá II e PGV Pontal IPGV;
Matinhos: PGV Caiobá, PGV Trombeta, PGV SESC, PGV Av. Curitiba e PGV Gaivotas;
Guaratuba: PGV Caieras I, PGV Volta das Canoas, PGV Brejatuba, PGV Barra do Saí;
Morretes: PGV Curva do Félix;

INTERIOR DO ESTADO

Na Região Noroeste, também serão ativados postos em locais estratégicos, os quais costumam receber muitos visitantes nos dias de feriado.

Em Paranavaí e Umuarama serão 9 postos disponíveis de acordo com a seguinte distribuição.

Nessas regiões interioranas a Operação acontecerá de 03 a 07 de setembro nos seguintes postos:

Porto Rico: PGV Prainha I, PGV Prainha II e PGV Porão;
São Pedro do PR: PGV Prainha III e PGV São José;
Marilena: PGV Maringá e PGV Ilha Guadalupe.
Icaraíma: PGV Prainha/Porto Camargo e PGV Prainha II;

Ao todo serão mais de 145 guarda-vidas militares e civis, para atender a população, entretanto, somente a presença do bombeiro nesses locais, não evita que as mortes por afogamento aconteçam.
Por isso, é muito importante que os banhistas atentem às orientações do Corpo de Bombeiros para evitar que bons momentos se transformem em tragédias.
Preparamos 8 dicas que você precisa ficar por dentro para evitar afogamentos.

1- Prefira banhar-se próximo aos postos de guarda-vidas.
2- Não consuma bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de entrar na água.
3- Respeite a sinalização das bandeiras e as orientações dos guarda-vidas.
4- Não mergulhe ou nade em locais próximos a pedras, estacas e píeres.
5- Seja prudente e não superestime sua habilidade de nadar.
6- Não entre na água durante a noite.
7- Fique sempre de olho nas crianças, mesmo com a presença de guarda-vidas.
8- Evite brinquedos infláveis (boias e pranchas), eles dão a falsa sensação de segurança.

Em caso de emergência, chame o guarda-vidas ou ligue para o número 193.
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, sempre perto de você